Mostrando postagens com marcador Anne Alvaro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Anne Alvaro. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

MINISSÉRIE: SARTRE A ERA DAS PAIXÕES - 2006



Direção: Claude Goretta - 2006
Duração: 190 min
Título Original: Sartre: L'agê des passions 
País: França 

Trata-se de uma minissérie em dois episódios que reconstitui a atuação de J.P. Sartre entre os anos de 1958 e 1964.



Durante estes sete anos acompanhamos Sartre (Denis Podalydès) em seus debates filosóficos, literários e políticos, sua atuação contra a Guerra da Argélia, suas viagens à Cuba e à Rússia, sempre acompanhado de Simone de Beauvoir (Anne Alvaro).

O Filme também traz a vida mais pessoal de Sartre, como seus amores, principalmente neste período por Carla ( Maya Sansa), uma italiana que vivia em Paris e namorava Frédéric (Frédéric Gorny) que se engaja na militância contra a guerra da Argélia e por Lena (Nino Kirtadzé), uma russa. Suas viagens pela Itália, para onde iam praticamente todos os anos, muitas vezes acompanhados de Sylvie (Élisabeth Vitali). Também adentramos um pouco o mundo das editoras com a famosa Gallimard que publicou os livros de Sartre e Simone através das conversas de Sartre e Robert Gallimard (Carlo Brandt). As amizades, as discussões intelectuais, os livros, as impressões e a atuação de Sartre e Beauvoir na revista Os Tempos Modernos.

A todos que se interessam por Sartre e Beuavoir recomendo que assistam. Mas o filme também é um retrato da época, de Paris, da efervescência intelectual , da agitação política que já antecipava o maio de 68. 

Claude Goretta nasceu em 1929 em Genebra, Suíça

segunda-feira, 25 de maio de 2015

FILME: O GOSTO DOS OUTROS - 2000



Direção: Agnès Jaoui - 2000 
Duração: 111min
Título Original: Le goût des autres
País: França 


O gosto do outro, o desejo do outro, a opinião do outro, a crença do outro, a visão do outro, cada um tem a sua, cada um tem seu quadro de referências e sua cultura, formação, e história. E não se mexe nisto sem fazer histórias. 

Temos vários personagens no filme. Castella (Jean-Pierre Bacri) é um empresário que tem pouca cultura.Um bom sujeito, simples, mas que ao assistir uma apresentação de teatro onde sua sobrinha atuava, ele se apaixona pelo texto de "Bérenice" e também pela atriz, que por sinal é Clara (Anne Alvaro) a professora de inglês que ele havia dispensado e que agora chama de volta apenas para poder entrar em contato com ela. Ele irá tentar se integrar ao grupo de Clara, um grupo artístico, mas sem sucesso.

A esposa de Castella é Angélique (Christiane Millet), uma pessoa que ama os animais, mas que é incapaz de respeitar o gosto do outro impondo o seu e criticando o alheio. A irmã de Castella, Béatrice (Brigitte Catillon) está montando um apartamento e Clara não aceita nada do que esta deseja para sua própria casa, e quando Castella compra um quadro de um pintor do grupo de Clara, que ele realmente gostou e o coloca na sala, ela vai tirá-lo de lá. 

Castella tem guarda-costas e motorista. Bruno (Alain Chabat) atende mais Angélique, e tem uma namorada nos Estados Unidos. Ele reencontra Manie (Agnès Jaoui) que trabalha no café ao lado do teatro. Franck (Gérard Lavin) tem suas questões em relação ao antigo emprego, e acaba se envolvendo também com Manie que é independente e faz sempre o que deseja. 

Todos os personagens em algum momento experimentam o gosto do outro, o desejo do outro, seja se submetendo, seja o fazendo ser suportado pelo outro, seja o impondo. Em um momento se diz - o mais difícil é depender do desejo dos outros. Sim, em alguns momentos ficamos à mercê do outro. 

No filme a questão do gosto é apenas um pretexto para os conflitos maiores, mais profundos como a incapacidade de aceitar o outro e seus pontos de vista singulares. Se no começo todos ainda tentam manter as relações de forma artificial, ou seja, mantendo a aparência e a hipocrisia social, aos poucos tudo isto se desmonta. 

Castella assumirá que não entende nada de arte, mas gosta daquela pintura, apenas por gostar, e dirá a sua mulher que ela nunca lhe permitiu um gosto seu. Esta por sua vez procura Béatrice para desabafar e se vê diante do apartamento redecorado ao gosto dela, afinal quem vai morar ali não é Angélique. Clara terá que rever seus conceitos e maneira de olhar os outros e ser mais aberta e humilde. Manie mantém seu espaço e escolhas. O final é magistral com Bruno tocando com um grupo e adivinhem qual é a música? - Non, je ne regrette rien! de Piaf. (Não, eu não me arrependo de nada). 

Assista ao final do filme com Bruno tocando


Agnès Jaoui