domingo, 15 de fevereiro de 2026

A MASCULINIDADE SOB O PATRIARCADO

 

O HOMEM SUBJUGADO

O dilema das masculinidades no mundo contemporâneo

MALVINA E. MUSZKAT

SUMMUS EDITORIAL – 1ª ED. – 2018

176 páginas

O Homem Subjugado, de Malvina E. Muszkat, oferece uma análise perspicaz sobre a masculinidade vivida pelos homens que, apesar de aparentes privilégios, estão subjugados pelo sistema patriarcal e sofrem com suas imposições. O livro revela como muitos homens não refletem sobre si mesmos nem sobre sua própria alienação em um sistema que os ilude com uma ideia de poder e superioridade.

A autora, psicanalista, fundamenta suas observações tanto em experiências clínicas quanto em análises de homens de diferentes classes sociais, brancos e negros, na cidade de São Paulo. Muszkat discute como a subjetividade masculina é capturada pela moral patriarcal e pelo imperativo de ser “macho”, forte e invulnerável, evidenciando o sofrimento gerado por essas expectativas.

O livro também examina o papel das mulheres na reprodução e reforço do sistema patriarcal, seja na educação de filhos homens, seja nas expectativas que projetam sobre os homens ao seu redor.

O Homem Subjugado é leitura recomendada não apenas para estudiosos e interessados em gênero, mas especialmente para pais de meninos, oferecendo uma reflexão essencial sobre os dilemas contemporâneos da masculinidade e seus impactos na vida emocional e social dos homens.


Malvina E. Muszkat é psicanalista e especialista em gênero e sexualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário