Diretor: Gérard Miller - 2011
Duração: 60 min
Título Original: Rendez-vous chez Lacan
País: França
Documentário sobre Jacques Lacan com a participação de psicanalistas - Eric Laurent, Jacques-Alain Miller e a filha de Lacan - Judith Miller entre outros e depoimentos de antigos analisandos.
Jacques-Alain Miller, genro de Lacan e que é o responsável pela publicação dos Seminários.
Judith Miller na clínica de Lacan
Trata-se de uma apresentação de quem foi Jacques Lacan principalmente através de vários depoimentos de analisandos e de como ele era como psicanalista. Um dos depoimentos que mais me tocam é de uma mulher que sendo judia tinha um trauma sobre a Gestapo. Após um sonho com isto ela o relata à Lacan que ao ouvir a palavra Gestapo se levanta e com sua mão toca o rosto dela, toca a pele, o que resignifica o significante Gestapo por "geste à peau" gesto na pele.
O documentário foca o cotidiano e a prática clínica de Lacan. e também sobre seus seminários. Cada análise é uma e isto o documentário nos mostra em relação ao tempo, as questões que surgem e até mesmo sobre o pagamento, onde um dos pacientes ficou sem pagar durante um tempo, o que contraria a fama de Lacan só se interessar por dinheiro. O que movia Lacan era a psicanálise, o inconsciente.
Assisti novamente na sequência "A reinvenção da psicanálise" já postado aqui no blog.
Assisti novamente na sequência "A reinvenção da psicanálise" já postado aqui no blog.