Mostrando postagens com marcador 2003. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 2003. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de julho de 2015

FILME: VALENTIN - 2003


Direção: Alejandro Agresti  - 2003
Duração: 79 min
País: Argentina

Um belo filme sobre as questões da infância quando se vive a situação de pais separados. 1960, em Buenos Aires, Valentin (Rodrigo Noya) é um menino de 09 anos que vive com sua avó (Carmen Maura), pois seus pais se separaram e seu pai (Alejandro Agresti) vive sozinho e está sempre muitíssimo ocupado, e sua mãe desapareceu, ele nada sabe sobre ela. 

O sonho de Valentin é se tornar um astronauta. Ele está sempre no sótão da casa inventando roupas de astronautas que depois ele testa.

Ele tem uma boa relação com a avó, apesar dos humores dela, e adora quando ela canta tangos para ele. Mas não é o suficiente, ele deseja mesmo é ter uma mãe, e a cada namorada nova de seu pai ele fica esperançoso, mas acaba se decepcionando com a moça ou então seu pai logo termina o relacionamento. 

Mas quando conhece Letícia (Julieta Cardinali) ele se encanta com ela, e ao desejar que ela seja sua mãe acaba falando demais sobre seu pai o que resulta no rompimento dos dois. Mas Valentin não irá desistir de realizar seu sonho de ter uma família, principalmente depois que sua avó morre e ele fica inclusive sem casa, pois seu pai o coloca na casa de amigos e põe a casa à venda.


O ator Rodrigo Noya é fantástico no papel, seu olhar, suas impressões, é encantador. Um menino que apesar de passar por situações difíceis não se abate, e sempre procura alternativas para ser feliz.  Vale a pena assistir.

Alejandro Agresti nasceu em 1961 em Buenos Aires, Argentina

quarta-feira, 6 de maio de 2015

FILME: AMOR SEM FRONTEIRAS - 2003


Direção: Martin Campbell - 2003
Duração: 127 min
Título original: Beyond borders
País: Estados Unidos - Alemanha 


O filme fala sobre a luta dos que buscam ajudar aos refugiados nos países em guerra ou que passam por situações de fome e doenças. 

Sarah (Angelina Jolie) conhece Nick (Clive Owen) numa recepção em homenagem ao seu sogro, pai de Henry (Linus Roache) com quem é casada. Ele está sendo homenageado por suas doações a pessoas necessitadas. Nick irrompe no meio da comemoração para expor a realidade da África que está bem longe daquele mundo de luxo e sofisticação onde vivem Sarah e o marido. Nick vem acompanhado de uma criança e lhe jogam uma banana. Eles acabam presos e a criança foge sendo encontrada morta no dia seguinte. Tudo isto afeta Sarah que se dispõe a ajudar Nick.



Ela parte para a Etiópia com um carregamento de medicamentos e comida e começa a descobrir a realidade disto tudo. A corrupção, as negociações para que algo consiga chegar ao campo, ela verá cenas terríveis de morte e fome e isto faz com que mude de vida e passe a trabalhar nas Nações Unidas.



O filme nos mostra além da Etiópia e a fome, o Camboja e depois a Chechênia. Paralelamente vemos o desenrolar da vida de Sarah junto ao marido, um casamento que vai se acabando.

Martin Campbell nasceu em 1943 em Hastings, Nova Zelândia. 

domingo, 29 de março de 2015

FILME: 21 GRAMAS - 2003


Direção: Alejandro González Inárritu - 2003
Duração: 124 min
Título Original: 21 Grams

O filme é fragmentado de uma forma que passado, presente e futuro se interpõem com uma aparência de intemporal nos deixando um pouco perdidos no começo do filme com vários personagens e pequenos trechos sobre cada um. Vemos Paul (Sean Penn) com Mary sua mulher (Charlotte Gainsbourg) vivendo uma questão de doença terminal dele e o desejo dela de ter um filho, vemos Jack (Benicio Del Toro) tentando converter um jovem que está no caminho da marginalidade com frases sobre Jesus, e vemos a felicidade de Cristina (Naomi Watts) com seu casamento e suas duas filhas pequenas. 

Estes três protagonistas - Paul, Jack e Cristina só se aproximarão em função de uma acidente e de três mortes. A partir daí cada um deles se verá diante do amor, da vingança, da dor, e da possibilidade de redenção. O título significa 21 gramas é o peso que uma pessoa perde no momento da morte, e é o peso carregado pelos que sobrevivem. 

Tudo converge para o acidente, justamente a  única coisa que não aparece no filme, que não temos acesso é o real do filme, como se não fosse possível falar dele, como se ele fosse recalcado no filme, mas não nas pessoas que se viram envolvidas por ele e que a partir disto tem suas vidas alteradas e determinadas por este fato. 

O interessante do filme é que ele nos mostra primeiro o desfecho o que nos leva a tentar compreender o que levou à isto. Os fragmentos do filme também não tem sentido quando aparecem dispersos adquirindo somente uma lógica quando juntamos os pedaços, o que me remete ao significante que é uma rede e que sozinho não quer dizer nada, somente após se juntar a outro significante é que começa a linguagem, a lógica do que quer dizer. Aos poucos vamos construindo junto com o filme a história, com os pedaços que surgem, com o desenrolar, juntando então o que vimos como o desfecho com algo que aconteceu muito antes e mesmo já tendo sido mostrado ainda não conseguíamos unir. 

Gostei muito do filme, ele possibilita uma bela visualização de como nos constituímos com os fragmentos de nossa história, da história de nossos familiares, com o que nos aconteceu e que esquecemos, e como alguns fatos que pertencem a outro vem se somar a nossa história. 

Alejandro González Inárritu 

domingo, 11 de janeiro de 2015

FILME: CAMELOS TAMBÉM CHORAM - 2003


Direção: Byambasuren Davaa e Luigi Falorni - 2003
Duração: 87 min
Título original: Die Geschichte vom weinenden Kamel

País: Mongólia

Belíssimo! No deserto de Gobi, Sul da Mongólia, Primavera de 2002, uma família de nômades de sheperds que vivem em tendas e criam camelos e ovelhas. É o momento dos camelos terem seus filhotes, mas uma delas, a última a parir, rejeita sua cria, após um parto muito complicado onde a família tem que ajudar, puxando o filhote para fora. É um belo potro branco, muito raro.



A família fara de tudo para que ela aceite seu filhote, mas nada a convence e ela se afasta a cada vez que ele se aproxima. Quando a seguram para que ele mame, ela bate as pernas, gira. É comovente ver o olhar do pequeno, abandonado, sem o afeto de sua mãe. A filha erá alimentá-lo, mas chegará um ponto onde ele não aceitará mais. Neste momento o avô diz que é preciso fazer um ritual, mas para isto precisam de um músico. Os garotos vão até uma cidade buscar o músico. Após o ritual a mãe chora, e finalmente aceita seu filhote. 


Esta comunidade que vive de forma tão diferente do que nós conhecemos, ainda integrada à natureza, com rituais, lendas e mitos que o avô conta para seus netos. Quando os garotos viajam o menor entra em contato pela primeira vez com uma cidade maior e com isto com a TV e os jogos eletrônicos, o que o deixa encantado, mas será que dentro desta cultura, se for preservada, há a possibilidade disto desvirtuar o que de tão belo os une e move? O filme não nos responde isto. O que ele mostra é a beleza da vida possível entre os seres humanos e a natureza que os envolve, sejam as tempestades de areia ou o parto do pequeno camelo, que só é aceito quando sua mãe se emociona com a música, o que nos leva a pensar que os animais também são seres vivos e que tem sentimentos, eles choram.



O filme além de trazer uma bela história, nos mostra um pouco da cultura deste povo, da Mongólia, onde a maioria são nômades. As tendas deles tem portas de madeira, e dentro são muito aconchegantes. Durante o filme vemos vários outros rituais. A religião deles é o budismo tibetano. 


Byambasuren Daava nasceu em 1971 em Ulan Bator, Mongólia. 

Luigi Falorni nasceu em 1971 em Florença, Itália. 


sábado, 27 de dezembro de 2014

FILME: FRANCISCO O SANTO RELUTANTE - 2003


Direção: Pamela Mason Wagner - 2003 
Duração: 60 min
Título Original: Reluctant Saint, Francis of Assis 

Baseado na biografia de Francisco de Assis de Donald Spoto 

O filme é narrado por Liev Schreiber e nos mostra um lado mais humano de Francisco (Robert Sean Leonard) retirando a áurea mítica que o envolve. 

Francisco era filho de um próspero mercador de tecidos que desejava que seu filho o sucedesse nos negócios. Quando jovem era fanfarrão, gostava de se divertir, rir, estar com os amigos, até o dia que a cidade vizinha Perúgia entra em guerra com Assis e Francisco se envolve na batalha sendo preso pelos rivais. Passará um ano numa cadeia fria e sozinho, doente, o que será o início de sua mudança. 

O filme mostra Francisco como um homem que era radical, enfrentava os poderosos e pregava a paz e o amor, mas que nunca desejou a santidade. Ele tem visões, ouve vozes e muitos o consideraram louco, mas muitos também o seguiram e acreditaram nele. Foi fundamental que naquela época a igreja passasse por uma crise de descrédito estando envolvida em devassidão, ganância e poder. Ele foi considerado o protetor dos animais por haver pregado aos pássaros uma vez que o povo não o escutava, mas o retrataram pregando às gralhas e corvos que representavam o povo e isto fez diferença. 

Após sua volta do Egito onde pregou ao Sultão que ao contrário do que pensavam os católicos sobre os muçulmanos, era um homem culto, educado e que também desejava a paz, ele encontrou seus seguidores divididos, sendo que a maioria já optava por construir mosteiros e estavam mudando o ideal de pobreza que Francisco pregava. Desiludido, cansado, ele se retira para uma montanha por 40 dias, é quando o vemos como o místico que foi. 

Dois anos após sua morte a igreja o considerou Santo. E até hoje é mais conhecida a prece que foi feita para ele na Primeira Guerra Mundial do que pelos seus salmos e cânticos que fez enquanto vivia. 

Pamela Mason Wagner 

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FILME: AS INVASÕES BÁRBARAS - 2003


Direção: Denys Arcand - 2003 
Duração: 94 min 
Título Original: Les invasions barbares 

Rémy (Rémy Girard) está com câncer terminal. Encontra-se num hospital público no Canadá e vemos um cenário com corredores repletos de macas com pacientes. Sua ex-mulher liga para os filhos para dizer que é o fim, e pede ajuda a Sébastien (Stéphane Rousseau) que vive em Londres.

Sébastien vem com sua namorada. Num primeiro momento tem um desentendimento com o pai por querer levá-lo para os Estados Unidos onde poderia ter mais conforto e privacidade, seu pai lhe diz que ele lutou pela estatização e que agora tem que aguentar as consequências. Sébastien resolve ir embora, mas sua mãe lhe pede e recorda o quanto seu pai sempre lhe foi dedicado quando criança. Ele fica, mas resolve agir. Seu pai está só, e ele irá ligar para todos seus amigos. Também irá subornar a direção do hospital para que possa utilizar o segundo andar que está vazio e sem uso para poder acomodar seu pai ali onde seus amigos poderiam estar presentes. Para isto também terá que subornar o sindicato. Até aqui temos uma crítica a estatização onde as coisas continuam funcionando como sempre, mas sob outra máscara. Também vemos um homem que não está em boas relações com sua família, sua ex-mulher o deixou por suas traições e os filhos foram embora, cada um para seu lado. A filha também está longe, num barco no Pacífico.

Mas o filme não se prende à uma crítica social, muito pelo contrário. Os amigos virão e será neste convívio que veremos como a vida de Rémy foi boa. Ele ama a vida. O grupo se recorda de suas vidas, de todos os livros e intelectuais que leram, nos quais acreditaram, e como cada um foi passando, todas as ideologias nas quais acreditaram e que depois se mostraram tão ruins quanto o que havia antes, senão pior. Também lembrarão da revolução sexual e da vida livre que levavam buscando orgasmos e prazer no sexo. Mas será Rémy quem dirá que toda sua vida por um tempo ele dormia e sonhava que estava com uma atriz que ele tinha visto em algum filme ou na TV até o dia que ele acordou e percebeu que havia sonhado com o mar do Caribe. A velhice havia chegado.

Sébastien irá atrás de uma amiga de infância que é drogada para conseguir heroína para seu pai, pois isto o ajudaria a enfrentar a dor. A relação dela com Rémy a fará ver a vida de outra forma, pois ela não via sentindo nenhum na vida, viver para quê?

Rémy opta pela eutanásia e é um dos momentos mais tristes do filme, a despedida, mas como lhe disseram, no momento em que ele fechar os olhos outros milhões no mundo também estarão morrendo. A morte faz parte da vida.

Mas o que há de mais forte no filme é que apesar de toda esta aparente futilidade da vida, onde tudo aquilo em que acreditamos de repente de mostra horrível, onde não há sentido em nada, e no caso de Sébastien que vive no mundo atual pragmático, onde se corre a todo instante sem parar, e não se consegue desligar, até que sua amiga joga seu celular na fogueira, o que há de mais belo e válido são os laços afetivos, a família, os filhos e os amigos, aqueles com quem podemos contar na hora que precisamos. Rémy estava só e de repente se viu rodeado de pessoas. No filme isto ocorre num momento difícil, mas é bom prestar atenção e levar isto a sério, na vida o que é mais importante são os laços que nos unem uns aos outros.

Quanto ao título do filme o que penso é que todos estavam vivendo uma vida insignificante e de repente houve uma intrusão, uma invasão em suas vidas, e eles tiveram que se mexer e ir ao encontro de Rémy, e este por sua vez sofreu uma invasão em seu corpo com o câncer.

Denys Arcand nasceu em 1941 no Canadá 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FILME: SOB O SOL DA TOSCANA - 2003



Direção: Audrey Wells - 2003 
Duração: 112 min
Título original: Under the Tuscan Sun 


Baseado no livro homônimo de Frances Mayes 

Frances Mayes ( Diane Lane) é uma escritora que acaba de se divorciar após descobrir que seu marido tem outra e passa por toda a dor que isto provoca. Suas duas melhores amigas lhe dão de presente uma viagem para a Toscana que ambas iam fazer com um grupo gay porque uma delas, Patti (Sandra Oh) está grávida. 

Frances após relutar acaba aceitando e viaja. Ela acaba se encantando com a Toscana e num impulso compra uma casa antiga em Cortona na província de Arezzo, chamada de Bramasole. A casa está quase que abandonada e ela então resolve reformá-la. Mas continua triste apesar de viver num lugar onde as pessoas parecem preferir a alegria do que a tristeza,mesmo diante da dor. Seu sonho é ter uma família, ter para quem cozinhar. 

Aos poucos seus desejos se realizarão, não da forma como ela imaginava, mas ela volta a sorrir e no final encontrará sua joaninha, ou seja, um novo amor. 

As paisagens são muito bonitas e a casa é belíssima com seu jardim, pelo menos eu gosto muito. Só me pergunto se estes contos de fadas realmente acontecem, ou se acontecem somente para algumas pessoas. Uma coisa é certa, é justamente quando ela desiste de procurar um amor é que ele aparece. Mas a vida nem sempre é assim, pelo menos não para todos, mas ter a coragem de mudar de país, comprar uma casa num lugar onde não se conhece ninguém e não se fala a língua, talvez já seja o que faz a diferença para algumas pessoas que acabam tendo recomeços de vidas após uma dor forte tão bonitas assim. 

De qualquer maneira a vida de Frances é um exemplo de como viver, sem ficar remoendo as dores do passado e encontrando prazer em pequenas coisas como cozinhar, arrumar uma casa e decorá-la, cuidar de um jardim. 


Audrey Wells nasceu em 1960 em San Francisco, Califórnia, USA 

Frances Mayes e Diane Lane 

Bramasole 


Detalhes da casa que encantam 


sábado, 7 de junho de 2014

DOCUMENTÁRIO: RAÍZES DO BRASIL - Uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda - 2003


Direção: Nelson Pereira dos Santos - 2003 
Duração: 148 min 

Cinebiografia de Sérgio Buarque de Hollanda

O filme se divide em duas partes. Na primeira vemos o universo afetivo do historiador. Seus sete filhos, sua esposa Maria Amélia, seus netos. Os locais onde viveu, e seu escritório, um lugar sagrado onde ninguém entrava, mas a porta estava sempre aberta. Há o relato de como ele era um apaixonado por livros, e paixão com toda sua força, capaz de fazer loucuras para ter os livros, como deixar de pagar  o aluguel, ter a ajuda da empregada para pegar os livros pela cozinha e voltar para entrar pela porta da frente, deixando a todos mais tranquilos, pois não havia comprado livros. Engraçado, pois eu durante um tempo fiz exatamente a mesma coisa contando com a ajuda da Maria que trabalhava em casa que levava os livros e os deixava em minha janela do quarto. Assim minha família não os via. Só que minha biblioteca é extremamente modesta ao lado da de Sérgio que no final tinha dez mil volumes, mas poderia ter chego a quarenta mil volumes não fosse o fato dele fazer doações e dar de presente os livros.

Na segunda parte temos o cenário histórico do Brasil onde ele viveu e as falas de seu livro Raízes do Brasil lidos por filhos e netos. Fala-se de seus amigos, da boêmia, de seus cargos em instituições, viagens, da alegria que sempre o acompanhava. Era um homem muito sério na intelectualidade, mas com muito bom humor e divertido. Esta parte é uma cronologia de sua vida intelectual e pessoal, e como pano de fundo temos os acontecimentos históricos do Brasil.

Sérgio nasceu em São Paulo em 1902. Foi jornalista, escritor, historiador, sociólogo. Um grande leitor e também escrevia  e nestes momentos algo se apossava dele, como uma febre. Casou-se com Maria Amélia (Memélia) e teve sete filhos, entre eles Chico Buarque e Miúcha. Faleceu em 1982 em São Paulo. Viveu também uma parte de sua vida no Rio de Janeiro. Era carinhosamente chamado de Papyoto pelos filhos e família.

Nelson Pereira dos Santos em 1928 em São Paulo, Capital. Considerado um dos maiores cineastas brasileiros.

sábado, 3 de maio de 2014

FILME: MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA - 2003



Direção: Peter Webber - 2003 
Duração: 95 min 
Título Original: Girl with a Pearl Earring 
País: Reino Unido 

Adaptação do romance homônimo de Tracy Chevalier, uma história fictícia sobre como o pintor Vermeer teria pintado o quadro com o mesmo nome.

Século XVII, Griet (Scarlett Johansson) é uma jovem holandesa que vive em Delft e que devido dificuldades financeiras de sua família tem que ir trabalhar como criada da família do pintor Johannes Vermeer (Colin Firth).

Griet é sensível à beleza e às cores, seu pai pintava azulejos mas ficou cego, e admira o trabalho de seu patrão. Ele irá notar sua beleza mas principalmente seu entendimento sobre a pintura e as cores e fará dela sua auxiliar e depois musa inspiradora para seu quadro Moça com brinco de pérola. Dois momentos que demonstram o conhecimento de Griet, quando ela pergunta se deve lavar os vidros pois isto mudaria a lua no ateliê, e quando ao olhar as nuvens o pintor lhe pergunta de cor são, ela inicialmente dirá que são brancas, mas então perceberá que são amarelas, azuis, brancas, cinzas.



O filme retrata a vida do pintor e a forma como os quadros eram encomendados pelo seu Mecenas, mas também é uma mostra da vida da época, do mercado, dos camponeses e dos criados. A questão dos católicos e dos protestantes.

Para pintar Griet o pintor precisa dos brincos de pérolas de sua esposa, se será sua sogra quem os pegará escondido, num dia que sua filha não estará em casa, porém desde o início Griet terá uma inimiga em Cornélia (Alakina Mann) que tudo fará para que a moça seja despedida, e surge a oportunidade quando ela vê Griet devolver os brincos para sua avó. A esposa do pintor tem uma crise histérica ao ver o quadro, o chama de obsceno. Griet é despedida mas o pintor lhe enviará os brincos como uma forma de pagamento.


Johannes Vermeer nasceu em 1632 em Delft , na Holanda e faleceu em 1675 no mesmo local. Foi casado com Catharina Bolenes e teve 15 filhos. Morreu muito pobre e a viúva teve que vender os quadros que lhe restavam. Só foi reconhecido em 1866. 


Peter Weber nasceu em 1960

Trilha Sonora - Alexandre Desplat

segunda-feira, 28 de abril de 2014

FILME: ENCONTROS E DESENCONTROS - 2003



Direção: Sofia Coppola - 2003 
Duração: 104 min 
Título Original: Lost in Translation 
Roteiro: Sofia Coppola
País: Estados Unidos 

Ganhou o Oscar de melhor roteiro original.

Bob Harris (Bill Murray), um ator que já fez muito sucesso chega à Tóquio para filmar um comercial de uísque. Ao ser levado para o Hotel num táxi ele fica olhando Tóquio com todas as suas luzes, out doors, e cartazes em uma língua que ele não compreende. Passou-me uma sensação de claustrofobia neste momento, de ser esmagado por tantas luzes, propagandas que impossibilitam de ver realmente os prédios, a rua, as pessoas. Bob fica impressionado com tudo isto, e procura tentar se adaptar, mas tem dificuldades até com o fuso horário e não consegue dormir.



No bar do Hotel ele conhece Charlotte (Scarlett Johansson) que como ele se sente só, pois seu marido está sempre muito ocupado. Juntos eles irão passear por Tóquio e falar de suas questões.

O filme mostra claramente, mas sem críticas, as diferenças culturais e as situações que isto pode acarretar. Bob enfrenta um momento de desencanto com a vida, está ali para fazer um comercial ao invés de estar atuando como ator, em troca de uma soma considerável. Sua relação com a esposa é fria e distanciada, ela não se preocupa com ele, apenas com a reforma da casa, e o mais triste é quando ela percebe que ele está triste e se limita a perguntar se deveria se preocupar com ele. Como responder a isto? Ele diz - só se você quiser, e claro que ela não quer.

Charlote é formada em filosofia e não gosta do superficial que tanto atrai seu marido, há diferenças entre eles e ela se sente atraída pela experiência que Bob transmite, ele topa seus programas, vai com ela aos lugares que ela deseja ir. Aos poucos cria-se uma tensão sexual entre os dois, mas o que realmente conta é o elo entre os dois por estarem juntos ali vivendo.



Mas chega o dia em que Bob deve partir e eles se despedem rapidamente, porém no caminho para o aeroporto ele a vê caminhar entre a multidão e pede ao taxista que pare o carro, vai até ela e lhe sussurra algo ao ouvido.

A vida é feita de encontros e desencontros, não há um final feliz no filme, mas um final que pode ser real, verdadeiro. Ninguém fica sabendo o que ele lhe diz, isto pertence aos dois.

Tóquio é high Tech demais, um excesso, em contrapartida com seus templos e o silêncio. Como se os personagens do filme também se refletissem nisto, os que estão a mil, envolvidos em seus trabalhos, em sucesso, ganhar dinheiro, e os que estão sentindo um vazio, uma falta de dimensão em suas vidas. Mas a visão de Bob ao chegar e ao partir são diferentes, algo mudou, e ela não se torna mais um rosto na multidão a partir do momento que ele a identifica ali e vai até ela para lhe dizer algo que só aos dois interessa.


Sofia Coppola nasceu em 1971 em New York, EUA. É filha do cineasta Francis Ford Coppola e prima do ator Nicolas Cage. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

FILME: O TEMPERO DA VIDA - 2003


Direção: Tassos Boulmetis - 2003
Duração: 108 min  
Título Original: Politiki Kouzina 
Roteiro: Tassos Boulmetis
País: Turquia - Grécia 

Logo no início do filme a seguinte fala: " Meu avô dizia que a palavra sonho está contida em arroto." e surge na tela um bebê mamando no seio. É o início de tudo, do desejo, do que se busca, este objeto perdido para sempre e que os temperos tentam suprir.




Quando vi o filme ainda não tinha lido O Sal da Vida de Françoise Héritier, que já postei, mas o livro e este filme se completam de alguma maneira.

A culinária, seus temperos, o significado da comida em nossas vidas, os rituais de comer que unem a todos, mas que também podem separar se o tempero não for o certo. Uma filosofia a base da culinária.
Todo o ritual que se opera na cozinha, as mulheres, o amor, os casamentos e as separações, o sabor da vida que vem pela boca.



Fanis (Marku Ossi) vive em Istambul, na Turquia e é grego. Sua família é deportada e retornam à Grécia. Mas já não são de lugar nenhum. Seu avô Vassilis (Tassos Bandis) não os acompanha e passa a vida prometendo visitá-los, até que Fanis (Georges Corraface)  aos 35 anos resolve voltar à Turquia para reencontrar o avô e seu primeiro amor, Saime (Basak KöklüKaya) .

O melhor do filme é realmente os temperos e o que significam, como podem unir e desunir, os segredos culinários que as mulheres guardam e não ensinam quando desejam que algo não dê certo, ou ao contrário, passam para que o casamento aconteça. O avô tem uma loja que vende os temperos e suas dicas são ótimas. Para ele tanto a comida quanto a vida precisam de tempero, um pouco de sal para ganhar sabor.


Tassos Boulmetis nasceu em 1957 em Istambul, Turquia. Foi para a Grécia em 1964.