Mostrando postagens com marcador Matt Damon. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Matt Damon. Mostrar todas as postagens

domingo, 4 de maio de 2014

FILME: CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS - 2014



Direção: George Clooney - 2014
Duração: 118 min 
Título original: The monuments men 
Roteiro: George Clooney e Grant Heslov 
País: Estados Unidos 

Baseado em fatos reais e no livro de Robert M. Edsel.

O nazismo roubou obras de arte em todos os países invadidos. Algumas foram salvas e escondidas, mas principalmente as de coleções particulares desapareceram. A intenção não era apenas colecionar e fundar um museu do führer, mas o mais importante era destruir a história e as criações dos países que estavam submetidos ao nazismo. Apagar a simbolização de uma tradição, expressão, idéias, que encontramos na arte, a significação que isto tem para um povo.

Já no final da guerra um grupo de 13 especialistas em arte de vários países se reúnem para tentar salvar as obras, comandados por George Stout (George Clooney) um conservador de obras de arte.

O grupo formado por curadores, museólogos, arquitetos e historiadores é interpretado por Matt Damon, Bill Murray,  John Goodman, Jean Dujardin e Bob Baladan além de Cate Blanchett como Claire.

O filme é bom, porém não retrata o que realmente foi a recuperação destas obras e todo o simbolismo delas, apesar da tentativa ao se falar disto durante o filme. Há uma cena em que um especialista começa a olhar telas legítimas e não as reconhece de imediato, mas somente após verificar à qual coleção pertencia, o que não ocorreria com um connaisseur de arte. O filme também anda devagar, mas ao mesmo tempo parece correr contra o tempo, para que se consiga recuperar o máximo de obras, que estavam em sua maioria escondidas em minas de sal e cobre. Além disto havia uma ordem para que se Hitler morresse todas fossem destruídas.

Os russos também estavam em busca destas obras, mas com a intenção de utilizá-las para pagar indenizações e não para devolvê-las aos seus legítimos donos.

Espero que desperte o interesse, pois trata-se de um aspecto da guerra que ainda foi pouco tratado e levado ao conhecimento das pessoas.


George Clooney nasceu em 1961 em Lexington, Kentucky, EUA. É um ator e diretor de cinema e televisão.

Trilha sonora de Alexandre Desplat 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FILME: ALÉM DA VIDA - 2010



Direção: Clint Eastwood - 2010
Duração: 129min 
Título original: Hereafter 
Roteiro: Peter Morgan 
País: Estados Unidos 

Ganhou o prêmio David di Donatello de melhor filme estrangeiro 

O tema é a morte, o que não conhecemos e não temos como conhecer. Os três personagens do filme tentam lidar com ela.

A jornalista Marie (Cécile de France), famosa, rica, inteligente que sempre destrincha e desvenda tudo e todos se vê diante de algo que não se explica. Ela se salva de um tsunami, mas enquanto esteve submersa na água após bater com a cabeça tem "visões". Após esta experiência ela não consegue mais retomar seu lugar na vida, ninguém consegue compreendê-la ou acreditar nela. Deixará tudo para ir em busca de explicações e de pessoas que possam acreditar nela. Acaba escrevendo um livro. Perde sua vida anterior o que também não deixa de ser uma morte. Ela acabara encontrando o vidente que vê nela alguém como ele, que também teve contato com a morte.



O vidente George (Matt Damon) que após uma cirurgia no cérebro passa a ter contato com os mortos, tem visões rápidas ao tocar na pessoa ou em um objeto e os escuta. Faz disto um meio de ganhar dinheiro, mas percebe que isto não é um dom e sim uma maldição, que não pode viver lidando com a morte diariamente. Ele para com isto e tenta levar uma vida comum.

O menino  Marcus (Frankie McLaren/ George McLaren) que perde seu irmão gêmeo e quer reencontrá-lo, não consegue viver sem ele. Ele encontra o vidente que acaba por atendê-lo e ouve do irmão que era ele quem tomava decisões e cuidava dele, mas que agora ele vai embora e ele tem que cuidar de si, que está por conta própria a partir de agora.

A questão aqui não é dizer se estas visões e vozes são reais ou delírios, mas sim o que faz o vivo para lidar com a morte. O filme mostra a exploração por pessoas de má fé deste desejo humano de ter contato com os mortos e da crença em uma outra vida após a morte como consolo pelo o que todos nós sabemos, ou seja que vamos morrer um dia. O medo, o não aceitar a perda.

Uma coisa é certa, haja ou não vida após a morte são dois mundos separados e cada um deve ficar e estar no seu, por isto o luto onde tudo que fazemos e sentimos é por nós mesmos, é sobre nós, não sobre os que partiram. É sobre como viver sem eles aqui deste lado onde não estão mais. A aceitação disto, porque a falta nunca se preenche, esta perda não é recuperável, mas é preciso viver e para que isto possa acontecer precisamos viver o luto.

Uma observação sobre o filme: a filmagem do tsunami é incrível, muito bem feita.

Clint Eastwood nasceu em 1930 em São Francisco, Califórnia, EUA. É um ator de cineasta.

Tema do filme. Composição de Clint Eastwood.