Mostrando postagens com marcador Diferenças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Diferenças. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 24 de abril de 2015

FILME: MARY E MAX - UMA AMIZADE DIFERENTE - 2009



Direção: Adam Elliot - 2009
Duração: 92 min
Título Original: Mary and Max

Animação. Narrado por Dame Edna Everage


Mary Dinkle é uma garotinha gordinha que vive na Austrália, seus pais estão separados e sua mãe é alcoólatra. Ela sofre por não ter amigos. Max Horovitz tem 44 anos e vive em Nova York, é judeu, obeso e também solitário, ele sofre da Síndrome de Asperger. Duas pessoas que nos parecem tão distantes e diferentes, mas será?

Tudo começa quando Mary sentindo um desejo de ter alguém que pudesse lhe responder suas inúmeras perguntas sobre o mundo que a cerca pega ao acaso um endereço numa lista de endereços, rasgando o papel ao ser puxada por sua mãe  e escreve para a pessoa, que é Max. 

Esta dado o pontapé inicial de uma singular amizade que durará alguns anos até a morte de Max. Não será sempre simples, ambos terão que aprender a lidar com as diferenças e principalmente serem capazes de manter um laço com o outro. Ambos tentam dar sentido ao seu mundo incompreensível e onde se sentem inadequados, fora do contexto. Haverá desencontros como em toda relação, haverá momentos tristes e de humor negro, mas estamos vivenciando uma amizade real, onde tudo isto acontece e só será mantida se os envolvidos puderem manter o laço.

Por outro lado vemos a possibilidade da amizade mesmo para aqueles que não seguem o comum, a massa, e são diferentes, sempre há um outro que também é assim e que está solitário em algum lugar no mundo, mas para se chegar a ele é preciso que alguém faça alguma coisa. 

As cartas trocadas entre ambos abrangerá uma série de assuntos como o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a diferença sexual, as diferenças religiosas, o fato das pessoas não serem perfeitas, a depressão, o suicídio. 

Recomendo o filme. 

Adam Elliot nasceu em 1972 em Berwick, Austrália

quarta-feira, 22 de abril de 2015

FILME: TEMPESTADE NA ESTRADA - 2011


Direção: Thom Fitzgerald - 2011
Duração: 93 Min
Titulo Original: Cloudburst

Stella (Olympia Dukakis) e Dot (Brenda Fricker) vivem juntas há 31 anos, na costa do Maine nos Estados Unidos. Dot é doce e serena enquanto que Stella é determinada e fala muitos palavrões, ocupando nesta relação o lugar masculino. Elas vivem bem até o dia em que Dot sofre um acidente doméstico e é internada, já cega, sua neta resolve interná-la num asilo e para isto a ludibria fazendo-a assinar uma procuração dizendo que se trata de uma declaração isentando Stella pelo acidente. Dot ingênua e confiante assina. 

Porém Stella não vai aceitar isto pacificamente e resolve sequestrá-la da casa de repouso e ir para o Canadá onde podem finalmente se casar e com isto tirar da neta a possibilidade de gerenciar a vida da avó. No caminho elas dão carona para um jovem bailarino, Prentice (Ryan Doucette), que está indo visitar a mãe doente. 

Os temas centrais do filme são a velhice e a união homossexual. Como sempre vemos uma pessoa mais jovem que quer determinar a vida de um idoso pensando que ele é incapaz de decidir por si mesmo,chegando ao ridículo no filme de não enxergar a relação de amor de Stella e Dot, chamando a primeira de amiga e avisando-a que tem alguns dias para cair fora da casa da avó que agora é dela. O preconceito e os dilemas de idosos como o de Stella que após Dot quase morrer afogada, não fosse a presença de Prentice para ajudar, que se conscientiza que já não consegue cuidar de Dot sozinha. 

Ao final veremos a neta se redimir apesar de todos seus preconceitos.

Thom Fitzgerald nasceu em 1968 em New Rochelle, Nova Iorque, EUA