Mostrando postagens com marcador Ang Lee. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ang Lee. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de novembro de 2014

FILME: COMER BEBER E VIVER - 1994



Direção: Ang Lee - 1994
Duração: 123 min
Título Original: Yin Shi nan nu

País de Origem: Taiwan

Um pai viúvo que é chef de cozinha, Chu (Sihung Lung) e suas três filhas - Jia-Jen, Jia-Chien e Jia-Ning. Ele apesar de cozinhar muito bem perdeu o paladar, não sente mais nada ao provar a comida. Aos domingos ele prepara um jantar onde reúne a família, o que nem sempre agrada à filhas. Uma delas desejava ser como o pai, cozinheira, mas ele a afastou da cozinha a enviando para a faculdade, pois dizia que não queria sua filha numa cozinha gordurenta. 

As relações entre eles não é as mais afetuosas, os conflitos familiares estão latentes, e mesmo com todo o amor e dedicação com que Chun prepara a comida, isto não os aproxima. Aos poucos as coisas vão se destrinchando, algumas verdades vem a tona. O eterno problema de pensar que se sabe o que o outro pensa e quando se fala descobre-se que é exatamente o contrário. 

O que mais encanta no filme é a arte gastronômica de Chun, que esconde em suas belas criações na cozinha tudo que sente por dentro. Somente no dia em que ele finalmente revela seu segredo é que acaba recuperando o paladar, e por coincidência justo num dia em que sua filha que ele não queria ver cozinheira prepara o jantar para ambos. 

Pode ser no ocidente ou no oriente as relações familiares são sempre complicadas e na falta de um diálogo as pessoas se ressentem e se afastam. Mas o amor pode aproximar as pessoas. 

Ang Lee 

sábado, 28 de dezembro de 2013

FILME: AS AVENTURAS DE PI - 2012




Direção: Ang Lee - 2012
Duração: 127 min 
Título original: Life of Pi 
Roteiro: David Magee
País: Estados Unidos 

Venceu o Oscar de melhor diretor em 2013 

Adaptação do livro A vida de Pi de Yann Martel 

Talvez o melhor filme que assisti para abordar o trauma. Pi ( Suraj Sharma/Irrfan Khan)  se utiliza de uma metáfora para falar o que não consegue contar de outra forma e com isto superar um trauma.
A viagem ao inferno se transforma numa aventura, e Richard Parker não precisa ser vencido, ele se torna um aliado, que ajuda-o a sobreviver, após ser domado. Mas não esqueçamos que isto se passa dentro de Pi, é uma luta interior com este lado tigre que todos nós temos e que às vezes vem á tona e nos assusta.




Quando assisti ao filme senti que havia algo em mim que se angustiava, e eu não compreendia o que. Cheguei a sentir vontade de sair do cinema, o que nunca me ocorreu antes. O que era isto? Somente uma semana após ver o filme as coisas foram se acomodando e revelando a imensa riqueza do filme, onde ao não podermos falar de algo, no caso de PI, sobre sua mãe e tudo que ele viu e sentiu, e também o confronto com o agressor introjetado ou aquele que todos temos e aparece, é que pude perceber o motivo do meu mal estar inicial.

O filme oferece várias versões de compreensão, e cada um pode escolher a sua. Há a religião, há o pensar positivo e seguir em frente, e quantas se desejar mais. Porém, a minha foi esta, a metáfora para falar de algo e poder tirar de si toda a dor e o ódio que ele por um momento carregou dentro dele mesmo. A viagem de Pi é no fundo uma grande luta com ele mesmo, até que o Tigre se vá, e ainda assim, ele deixa um resto, um pequeno traço em Pi.



Assista ao trailer





Ang Lee nasceu em 1954 em Chaojhou , Pingtung - Taiwan. Primeiro de origem asiática a ganhar o Oscar de Melhor Diretor. Vive nos Estados Unidos. 


TRILHA SONORA 


MÚSICA DE MYCHAEL DANNA - trilha sonora 


Mychael Danna nasceu em 1958. É um compositor canadense

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: TEMPESTADE DE GELO - 1997


Direção: Ang Lee - 1997
Duração: 112 min
Título original: The Ice Storm
Roteiro: James Schamus 
País: Estados Unidos 

Baseado no livro de Ricky Moody 

Anos 70, Nixon, Watergate, anos da liberação sexual, feminismo, drogas. A sociedade se desintegra, muda, é a fase das experimentações, do novo, o conhecido e tradicional se esvai, e com isto as pessoas não sabem como agir, não tem referências. Tudo é permitido socialmente, mas será que isto é bom? será que conseguimos mudar assim tão rapidamente e de forma tão radical?
Não sei quem está mais perdido em sua sexualidade, se os adolescentes, que vivem a descoberta dentro deste caos, ou se os adultos que revolucionam tudo. E todos se perdem. Tédio!
O filme retrata esta época, muitos divórcios, filhos podendo fazer o que desejam, pais querendo ser modernos. Mas, será que há um bem estar com tudo isto? Há algum sentido?



Atores: Kevin Kline, Joan Allen, Sigourney Weaver, Henry Czerny
Trilha sonora: Mychael Danna

Assista ao filme: http://tocadoscinefilos.net.br/tempestade-de-gelo-1997/

Veja uma crítica e trechos do filme



Ang Lee