Mostrando postagens com marcador Paulina García. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Paulina García. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

FILME: OS 33 - 2015


Direção: Patricia Riggen - 2015
Duração: 120 mim
Título Original: The 33
País de Origem: Chile - Estados Unidos

O filme retrata a angústia dos 33 mineiros que ficaram durante 69 dias presos a mais de 700 metros embaixo da terra  em Capiapó, Chile após uma explosão na mina onde trabalhavam em 05 de agosto de 2010. Abrigaram-se num lugar chamado refúgio que deveria estar preparado para emergências, mas o rádio nem estava instalado e um baú com comida continha muito pouco o que fez com que tivessem que racionar o alimento.Mario Sepúlveda (Antonio Banderas) assume a liderança para manter o precário equilíbrio mental e coordenar a distribuição do alimento. 

Na superfície a mineradora faz uma ligeira busca e decide que não há sobreviventes, porém, para sorte dos mineiros, Laurence Golborne (Rodrigo Santoro), o jovem Ministro da Energia resolve agir e graças a sua insistência junto ao Presidente do Chile consegue que a procura continue. Andre Sougarret (Gabriel Byrne) é o engenheiro encarregado da operação. 

Paralelamente vemos o drama das famílias dos mineiros que tem a frente María Segovia (Juliette Binoche) cujo irmão está lá embaixo e não desiste em momento algum de exigir que se faça algo. O filme inicia antes do acidente e nos introduz ligeiramente na vida de cada mineiro, suas famílias, ou sua solidão como o do boliviano que era seu primeiro dia na mina. Um deles era casado e tinha uma amante, (Paulina García e Adriana Barraza). 

Acompanhamos o drama que eles viveram e que na época foi acompanhado pelo mundo todo. Os momentos de desânimo, desespero, a coragem, a determinação. O filme também retrata bem a indiferença de uma empresa que considera como custo alto demais agir para o resgate, principalmente porque os considera mortos. 

Todos foram salvos, porém nunca receberam sequer uma indenização da empresa. O cruel lado do capitalismo que considera os trabalhadores como objetos para uso e exploração. Não precisa ir longe, atualmente vemos a Samarco no Brasil atuando da mesma forma com o povo de Mariana e toda região atingida pela lama e detritos de sua barragem.

No filme podemos ver como reage o ser humano em situações extremas. Soterrados, há momentos de união, porém é necessário um líder para impedir que um devore o outro, coma toda a comida em detrimento do outro, mas até mesmo este líder é humano e em determinado momento se acha superior aos outros, e pensa em tirar alguma vantagem do que está ocorrendo, até mesmo dando entrevistas e escrever um livro sobre o que ocorreu, sem envolver os outros, ficando desta forma com a fama. Tudo absolutamente humano. Do lado de fora vemos as famílias, as questões de cada uma, e a frieza do governo e das empresas, pois não fosse a juventude e a posição moral do ministro das energias, provavelmente estes mineiros teriam morrido ali embaixo de inanição, isto se não se matassem ou matassem ao outro.


Patrícia Riggen nasceu em 1970 em Guadalajara, México

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

FILME: GLÓRIA - 2013


Direção: Sebastián Lelio - 2013 
Duração: 110 min 

Gloria (Paulina García) tem 58 anos, vive em Santiago, é divorciada e seus dois filhos já saíram de casa. Para evitar a solidão noturna vai à bailes de terceira idade onde conhece pessoas e homens. Um dia ela conhece Rodolfo (Sergio Hernández) por quem se apaixona.

Gloria é uma mulher moderna que está só. Independente financeiramente, trabalha, tem seu carro, apartamento, vive em uma cidade grande, mas está só e tenta driblar esta solidão. Rodolfo diz que se separou e que tenta construir uma nova vida para ele.

Os dois saem, fazem amor, mas ele não a apresenta à sua família dizendo que elas (mulher e duas filhas de 27 e 31 anos) nunca compreenderiam. Gloria ao contrário o leva ao aniversário de seu filho onde está toda sua família, inclusive seu ex-marido. Aos poucos ela vai percebendo que as coisas não irão muito bem. As filhas sempre ligam para Rodolfo, seu celular nunca para e ele diz que elas dependem dele. Exatamente o oposto da família de Gloria onde todos são independentes, até demais, pois quando sua filha vai embora ela prefere que a mãe não a acompanhe até o embarque evitando assim a despedida emocionada que ocorreria.

Um dia Rodolfo leva Gloria para Vina del mar e assim que chegam ao hotel o celular dele toca e a partir daí Gloria verá que as coisas podem ser diferentes do que ela imaginava.

Gloria é uma mulher madura, que vive o cotidiano, dias bons, dias ruins, às vezes ela está contente, outras não. Ela não é nem bonita, nem feia, não esconde sua idade nem quem é, mas procura viver da melhor forma que lhe é possível. É uma história de vida sem tragédias nem atos fortes.

Ela se apaixona, mas mesmo assim não abre mão de sua vida, não se entrega totalmente. Diferente da mulher de Rodolfo, ela não é dependente nem do amor, nem do homem. Ele estranha isto.

Uma mulher que não procura um homem, mas quando encontra um está aberta a isto, ela não é amargurada, não é depressiva, mas como todo ser humano tem bons e maus momentos. Um filme que foca nas coisas simples de uma vida e nas questões que surgem no dia a dia.

Sebastián Lelio nasceu em 1974 em Santiago, Chile.