Mostrando postagens com marcador Joan Allen. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Joan Allen. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

FILME: VIDA E ARTE DE GEORGIA O'KEEFFE - 2006


Direção: Bob Balaban - 2006
Duração: 78 min 
Título original: Georgia O'Keeffe 

Um filme sobre a vida da pintora Georgia O'Keeffe.

Gosto muito dos quadros dela, me remetem ao feminino.

Georgia interpretada por Joan Allen  se apaixonou pelo fotógrafo Alfred Stieglitz que no filme é interpretado por Jeremy Irons, de quem também sou fã.


E novamente vemos uma grande artista se confrontar com seu amor que lhe diz  ser por causa dele que ela é conhecida, que foi ele quem a fez, me lembrando Camille Claudel e Rodin. Só que Georgia não irá aceitar isto e responderá dizendo que se tudo aquilo que fez foi ele, então ela precisava fazer o que era ela. Ela sofre um colapso emocional ao perceber que Alfred será sempre infiel à ela,  ficando internada e só depois de 18 meses é que voltou a pintar. Irá para o deserto para repensar sua vida, aonde permanecerá.
Vários de seus quadros retratam sua própria nudez feminina. Uma vez Alfred fez fotos dela em sua nudez mais íntima, dizendo que era ela, então é este ela que surgem em seus quadros de ossos, flores que lembram o útero, a vagina, é a mulher, e é isto que me toca em sua obra.




Alfred nunca quis ter um filho com ela, mas teve um com uma mulher rica que o sustentava. A dor de Georgia é imensa, e está no mural que ela pinta, antes de sofrer o colapso.




Apesar de separados, nunca deixaram de se amar.

Georgia O'Keeffe nasceu em 1887 em Sun Prairie e faleceu em 1986 em Santa Fé - México.

Assista ao começo do filme


Bob Balaban nasceu em 1945 em Chicago, Illinois, EUA.

Trilha sonora de Jeff Beal que nasceu em 1963 em Hayward, Califórnia, EUA. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILME: TEMPESTADE DE GELO - 1997


Direção: Ang Lee - 1997
Duração: 112 min
Título original: The Ice Storm
Roteiro: James Schamus 
País: Estados Unidos 

Baseado no livro de Ricky Moody 

Anos 70, Nixon, Watergate, anos da liberação sexual, feminismo, drogas. A sociedade se desintegra, muda, é a fase das experimentações, do novo, o conhecido e tradicional se esvai, e com isto as pessoas não sabem como agir, não tem referências. Tudo é permitido socialmente, mas será que isto é bom? será que conseguimos mudar assim tão rapidamente e de forma tão radical?
Não sei quem está mais perdido em sua sexualidade, se os adolescentes, que vivem a descoberta dentro deste caos, ou se os adultos que revolucionam tudo. E todos se perdem. Tédio!
O filme retrata esta época, muitos divórcios, filhos podendo fazer o que desejam, pais querendo ser modernos. Mas, será que há um bem estar com tudo isto? Há algum sentido?



Atores: Kevin Kline, Joan Allen, Sigourney Weaver, Henry Czerny
Trilha sonora: Mychael Danna

Assista ao filme: http://tocadoscinefilos.net.br/tempestade-de-gelo-1997/

Veja uma crítica e trechos do filme



Ang Lee