Mostrando postagens com marcador Autoconhecimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Autoconhecimento. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

LIVRO: A CAMINHADA - ou o homem sem passado - ROBERTO NICOLATO


Nicolato, Roberto. 1ª ed. Blanche, 2013
112 páginas

Eu procurava um livro sobre o Caminho Andino, mas estava difícil encontrar algo que não fosse turismo, mas sim uma experiência vivida neste caminho e então deparei com este livro escrito por um professor que atualmente vive em Curitiba - PR.

O livro descreve a experiência  e caminhada pela Bolívia e Peru terminando com a trilha Inca e Machu Picchu de Júlio Saboia. É um livro diferente e do qual gostei muito. Há toda uma experiência do inconsciente nesta jornada em busca de seu passado e da resolução de suas questões atuais. É um crescimento, uma busca de si mesmo se libertando do desejo do Outro e se constituindo como sujeito.

Ele durante sua jornada terá a companhia de Glória, Lídia e Daniel, além do guia Juan. Não vou fazer comentários aqui para não tirar a interpretação de cada um que ler o livro.

Ele parte por Corumbá com o trem da morte, visita o sítio arqueológico de Tiahuanaco na Bolívia, Puno, Cusco, o lago Titicaca, mas será na trilha andina que ele finalmente se encontrará consigo mesmo.

Também me encantei com o fato dele falar sobre um seminário, e não sei explicar porque havia algo de familiar, até que podemos identificá-lo, é Caraça, em Minas Gerais, também um local sagrado.

Um pequeno livro encantador, que nos ensina muito e nos mostra como o inconsciente atua. Apesar de ser ficção, é real, uma vez que a vida é um romance ficcional que cada um de nós escreve e vive.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

LIVRO: A ARTE DA PEREGRINAÇÃO - Para o viajante em busca do que lhe é sagrado - PHIL COUSINEAU



Cousineau, Phil. Ágora, 1999
259 páginas
Tradução: Luiz Carlos Lisboa

Para quem gosta de viajar em busca de algo transformador este livro é recomendado. Cousineau não nos fala de peregrinações religiosas, apesar de citá-las também, mas principalmente do que ele chama de jornada em busca do sagrado que pode ser uma viagem, uma caminhada perto de casa, uma ida à uma livraria, ou qualquer outra forma que possa nos levar ao que consideramos e sentimos como sagrado.

A viagem é como a vida, tem o antes, o começo, o meio e o retorno. São rituais de passagens como diria o antropólogo Victor Turner. Ele faz uma diferenciação entre o turismo e a peregrinação considerando que o primeiro é uma viagem segura e com conforto que acaba não trazendo grandes transformações interiores, ao contrário da peregrinação, ou como eu chamaria, uma viagem de flaneur, de viver o local, de perceber.

A peregrinação requer um preparo não apenas prático, mas também espiritual ou pela imaginação. Haverá obstáculos a enfrentar e superar, dificuldades, mas também haverá autoconhecimento e inspiração, momentos sagrados. O importante é retornar ao lar trazendo algo de novo em si mesmo, porque a viagem não é externa, mas interior, e por isto mesmo pode inclusive ser feita onde se está. É uma viagem da alma, não do ego.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

LIVRO: MULHERES NO CAMINHO - LIGIA MARIA KNABBEN BECKER


Becker, Ligia Maria Knabben. Nova Letra, 2010
169 páginas

A Ligia é catarinense, de Brusque e hoje vive em Florianópolis. Este livro é seu relato das três vezes que fez o Caminho de Santiago de Compostela.

Ela fez o percurso aragonês , francês e de Portugal. Uma vez ela foi com amigas, o de Portugal ela foi sozinha e o último com seu marido e outros casais.

Seus relatos são sobre mulheres no caminho, alguns reais outros fictícios, mas baseados no que vivenciou. Ela nos fala das transformações, do autoconhecimento, de tirar máscaras. O caminho revela padrões que temos no nosso dia a dia, retira coisas às quais somos apegadas, mas que para a vida não faz muito sentido. Ela fala dos obstáculos, das dificuldades de se relacionar com o outro e consigo própria.

Seu percurso não foi religioso, mas de uma busca de si mesma. O caminho é feito por cada um de formas diferentes, cada pessoa busca algo, seja religioso, seja de aprendizado, seja de autoconhecimento.

Ligia deu uma entrevista para o programa Vida Inteligente sobre o livro que você pode assistir  no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=oTEizDT-Ipw




Ligia Maria Knabben Becker nasceu em Brusque- SC.É formada em Letras pela UFSC