Mostrando postagens com marcador Martin Provost. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Martin Provost. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

FILME: VIOLETTE - 2013



Direção: Martin Provost - 2013
Duração: 132 min 

Cinebiografia sobre Violette Leduc, escritora francesa. 

O filme se inicia com uma frase de Violette: " A feiura em uma mulher é um pecado mortal. Se você é linda, é olhada na rua pela sua beleza, se você é feia, é olhada na rua pela sua feiura."

Uma cinebiografia de Violette Leduc (Emmanuelle Devos), uma escritora francesa pouco conhecida. Ela sempre se sentiu muito só, bissexual com uma tendência maior pelas mulheres. Tem medo da perda e dificuldade com a recusa. Seu primeiro livro L'asphyxie ( A asfixia) é sobre sua mãe.

Sempre se sentiu abandonada, fez um aborto do qual carrega o fantasma, recusou-se a ajudar um amigo a se salvar dos alemães durante a guerra um pouco por vingança, uma vez que ele a havia abandonado, mas penso que o principal motivo foi que ela teria que se declarar grávida dele e isto a remetia ao trauma do aborto.

Conhece Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain) que a incentiva a escrever sobre sua vida após ler A Asfixia. Simone sempre declara que se deve escrever tudo e Leduc fala de si mesmo, com sinceridade, mas de forma crua e real. É uma das primeiras mulheres a escrever sobre a sexualidade feminina sem censura, sem omitir nada, o que causa desconforto e polêmica. O jornal publica que ela fala do amor como um homem.



Apaixona-se por Simone e escreve um livro sobre isto. Esta se espanta de ser objeto de tal amor, mas não recua diante de sua publicação. Para mantê-la escrevendo Simone paga uma pensão mensal como se fosse a Gallimard, editora francesa, mas ela o descobre.



Sofre uma crise nervosa, é internada, tem alucinações com os mortos, principalmente Maurice que não ajudou a se salvar (ele morreu na guerra), sente culpa. Recebe eletrochoques.

Ficou presa a sua paixão por Simone e lhe obedece, acredita nela quando lhe diz que será uma grande escritora, mas se ressente quando esta ganha o prêmio Goncourt.

Violette é presa ao seu passado, conturbada não consegue se relacionar com ninguém e isto só aumenta sua solidão e carência. Mas a escrita a salva, e que escrita, que lhe angaria a admiração de grandes escritores e intelectuais na França como Sartre, Jean Genet e Camus, mas não a faz popular. Sua consagração como escritora virá com o livro A Bastarda que foi prefaciado por Simone de Beauvoir.

Leduc se muda para a Provence no interior da França onde vive até morrer em Faucon em 28 de maio de 1972 e sua mãe oito meses depois. Escreveu vários livros depois do sucesso de A Bastarda.



Violette Leduc 

Martin Provost 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

FILME: ONDE ESTÁ A NOITE - OÙ VAS LA NUIT - 2011



Direção: Martin Provost - 2011 
Duração: 102 min
Título original: Où vas la nuit 
País: França 

Baseado no livro "The long Falling" do escritor irlandês Keith Ridgway

No meio da noite uma jovem é atropelada ao pedir carona e morre. O culpado é o marido de Rose (Yolande Moureau) que é condenado a 06 meses de prisão. Eles vivem numa fazenda e o filho deles Thomas (Pierre Moure) saiu de casa com 16 anos. Ele é um homem violento, e que fica pior ainda quando bebe. Rose é agredida por ele com socos e pontapés. Ela ensaia sua partida preparando a mala, colocando um sobretudo, desce as escadas, dá a volta e retorna ao quarto onde guarda tudo de novo. Porém uma noite quando ele sai para beber ela pega o carro e o aguarda no mesmo local onde a jovem foi atropelada e faz o mesmo com ele.

No enterro ela parece alheia, vai até um túmulo de uma criança e depois vai embora junto com o filho que veio para o enterro do pai. Permanece ainda alguns dias na fazenda, responde as perguntas dos policiais e decide partir para Bruxelas onde vive o filho com seu companheiro para iniciar uma vida nova.



Inicialmente ela olhara para um mundo novo, admirando obras de arte, caminhando pela cidade, mas a sombra do marido permanece, não exatamente culpa pelo o que fez, mas é como se ele se perpetuasse até mesmo no filho, que em algumas cenas com seu companheiro se torna também sádico, chegando a queimá-lo com o cigarro.

O filme discute a questão da violência doméstica e familiar. O inspetor já sabia que tinha sido ela e iria se calar se ela não tivesse desaparecido, o que o deixou numa saia justa sem poder responder onde ela estava, e ao mesmo tempo não pode mais impedir a perícia em seu carro que ficou na fazenda.

O filme nos mostra a ambiguidade das pessoas, pois por se tratar de um crime ela teria que ser responsabilizada por ele, mas esta moral não atua tão objetivamente, e muitos ficarão do lado dela, e até tentarão ajudá-la, e outros, como seu filho, que também odiava o pai, irá culpá-la.

O que leva uma pessoa a não agir de forma que não chegue a este ato, ao crime? Por que ela não foi embora antes? apenas ensaiava sua partida. O que a retinha? Por que não pediu ajuda?

E Thomas, que a culpa, por que nada fez para ajudar sua mãe? por que ele não enfrentou seu pai e socorreu sua mãe?

Questões que nos colocamos, mas cada um faz o que pode quando consegue. Rose deseja reiniciar uma vida nova, mas também resgatar sua relação com o filho, tem esperanças de que tudo poderá ser diferente agora. Num momento do filme ela relatará que nem sempre foi ruim, que houve bons momentos, mas que seu outro filho morreu afogado ao brincar ao lado dela e ela não percebeu. Seu marido nunca a perdoou do acidente, passando a culpá-la por isto, e também nunca aceitou a homossexualidade do outro filho.

Os dramas familiares que se redundam e que acabam transformando as vidas em sofrimento.


Martin Provost 

sábado, 28 de dezembro de 2013

FILME: SÉRAPHINE - 2008




Direção: Martin Provost - 2008
Duração: 125 min
Roteiro: Martin Provost e Marc Abdelnour 
País: França 

O filme é uma cineobiografia de Séraphine Louis (1864-1942) mais conhecida como Séraphine de Senlis que foi descoberta pelo marchand e colecionador Wilhelm Uhde que foi um dos primeiros a ver em Picasso o grande pintor que ele foi.



Séraphine (Yolande Moreau)  é uma doméstica, uma simples mulher do povo, órfã foi criada num convento. Um dia tem uma visão, seu anjo da guarda lhe diz que tem que pintar.
Ela cria obras maravilhosas, pinta com os dedos no chão, em telas que ela mesma faz, prepara suas tintas com o material que consegue, em seu pequeno quarto que aluga na vila onde mora na França.


Ela passa a trabalhar para Uhde (Ulrich Tukur)  que vem morar na vila e ele descobre suas obras, porém com a Primeira Guerra ele tem que fugir, pois é alemão. Quando a guerra termina, ele retorna e então investe nela, vende seus quadros, lhe dá dinheiro a sustentando, compra material para ela e Séraphine passa a se dedicar a sua arte.
1929 - a quebra da bolsa nos Estados Unidos balançam o mercado das artes, Uhde já não consegue mais vender obras e não tem como mantê-la da maneira que fazia. Ela volta a ouvir vozes e segue o que lhe dizem, se veste de noiva e sai pelas ruas distribuindo objetos nas casas, a polícia é chamada e ela é levada, considerada louca é internada. Uhde irá lhe dar todo apoio material de que necessita, terá um quarto só para ela no qual a janela tem uma vista para um bela árvore, o que ela adora, mas nunca mais pintará, diz que ali não é um lugar para isto, queria voltar para casa, mas não lhe permitem. Terminará seus dias no asilo para doentes mentais.



Suas telas são vivas, quem as olha sente algo se mexendo, é forte, é sensual, é a natureza.Ela pinta de memória, não precisa de uma paisagem à sua frente. É uma pintura perturbadora onde há o inconsciente se manifestando. Uma mulher ao olhar para um dos seus quadros dirá: parece que mexem tuas flores, é como se houvessem insetos ali.




 Ela é muito sensível a qualquer coisa que o outro lhe diga. Ela não teve mãe para se espelhar e se definir, e recebe o nome de um anjo - serafim, e é um anjo que lhe fala, sua mãe? As mulheres da vila são intrigueiras, riem dela, e a invejam também. Quem será que é melhor? mais normal? E eu me pergunto, é possível pintar como ela fez sem ter um pouco de loucura? E que loucura ruim é esta que leva uma pessoa a pintar e não fazer mal a ninguém?



Yolande Moreau está deslumbrante no papel de Séraphine.




Trailer em francês com legendas em inglês




Martin Provost nasceu em 1957 em Brest, França. 



Trilha sonora de Michael Galasso 

Johann Sebastian Bach - Die Kunst der Fuge 

Michael Galasso nasceu em 1949 em Hammond, Louisiana, EUA e faleceu em 2009 em Paris. Foi um compositor

Johann Sebastian Bach nasceu em 1685 em Eisenach, Alemanha e faleceu em 1750 em Leipzig, Alemanha.