Direção: Vittorio Taviani e Paolo Taviani - 2014
Duração: 115 min
Título Original: Maraviglioso Boccaccio
País de Origem: Itália
O filme nos traz alguns dos contos de Boccacio do Decamerão. Em 1348 a peste negra atinge Florença, na Itália. Um grupo de dez jovens, 7 mulheres e 3 homens fogem para uma casa de campo onde irão contar histórias para passar o tempo.
São histórias morais e muito boas. A primeira delas nos fala de um casal dominado pela mãe do rapaz. Ele ama sua esposa, mas ela está com sintomas da peste e é levada para morrer numa capela onde é recuperada por outro homem que a ama também. Ele lhe salva a vida. A questão é que ela é casada, e como resolver isto? Com engenhosidade e criatividade ele fará de tudo para poder viver com sua amada de maneira aceita pela sociedade.
Outra nos fala de um rapaz que é sempre ridicularizado por seus amigos e colegas. Dois deles resolvem lhe pregar uma peça dizendo que uma pedra preta o deixa invisível, e vão a procura de tal pedra que obviamente já está colocada no local. Ele então passa a acreditar que é invisível, pois todos colaboram na brincadeira fingindo não vê-lo. Eis então que ele surpreende a todos mostrando seu lado cruel e irascível.
Todas as histórias refletem os sentimentos dos jovens que desejam viver, mas estão diante da morte, e também o contexto da época e a situação da mulher, e principalmente sobre o amor, que é o principal interesse do grupo.
As paisagens visuais da Itália são belíssimas.
Um filme que recomendo.
Elenco: Riccardo Scamarcio, Kim Rossi Stuart, Jasmine Trinca, Rosabell Laurenti Sellers, Lello Arena, Paola Cortellesi, Carolina Crescentini, Flavio Parenti.
Vittorio Taviani nasceu em 1929 e Paolo Taviani em 1931, ambos em São Miniato, Itália.