domingo, 28 de maio de 2017

LIVRO: A COZINHA DAS ESCRITORAS - STEFANIA APHEL BARZINI


Barzini, Stefania Aphel. 1ª ed. Saraiva, 2013
240 páginas
Tradução: Rubia Sammarco 
Título Original: La scrittrice cucinava qui 

Este delicioso livro trata da relação de algumas grandes escritoras com a cozinha e a comida. São elas: Virginia Woolf, Gertrude Stein, Simone de Beauvoir, Elsa Morante, Karen Blixen, Agatha Christie, Grazia Deledda, Harriet Beecher Stowe, Pamela L. Travers e Colette. 

Além disto traz também as receitas.

É interessante acompanhar a relação que se estabelece com a comida de acordo com o estado de espírito que se encontra. Há momentos que comemos mais, outros menos, outros que nem comemos.
Neste livro vamos encontrar esta relação de grandes escritoras com a comida seja em sua vida ou em seus livros. A comida traduz emoções e prazeres, mas também o ódio e a tristeza.

A ligação feminina com a cozinha e comida é algo intenso, que reflete a mulher e seu ânimo. Outro exemplo magnifico disto é "Como água para chocolate" de Laura Esquivel, já postado aqui no Blog.
Uma das provas disto é a anorexia e a bulimia, mas também a obesidade.

Comida é vida, mas também é morte. É um ato de amor, é arte, é prazer, mas também uma forma de expressar ou desabafar.

Falo aqui do feminino, porém a relação com a comida se encontra também nos homens, e muitos são os que se dedicam a cozinha. Não falo aqui de chefs, mas da arte de cozinhar para os outros, para si mesmo.




Stefania Aphel Barzini nasceu em 1952 em Roma, Itália. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário