sexta-feira, 3 de julho de 2015

FILME: TIA DANIELLE - 1990


Direção: Étienne Chatiliez - 1990
Duração: 106 min
Título Original: Tatie Danielle
País: França

Se por uma lado vemos muitas vezes os velhos serem desprezados e considerados dementes, sem escolha ou desejos e suas famílias querem controlá-los ou acabam colocando-os em casas de repouso, há também um outro lado onde um idoso pode manipular toda a família em prol de seu prazer perverso e de seu desejo. É o caso de Tia Danielle (Tsilla Chelton). 



Uma idosa de 80 anos, viúva, cujo único prazer que lhe resta, além de comer doces, é o de praticar diariamente perversidades contra os que estão próximo ou lhe cruze o caminho. O filme inicia com ela ainda vivendo em sua casa numa cidade do interior e logo percebemos suas maldades contra a governanta, outra senhora idosa, até o dia que esta acaba morrendo e Danielle nem se comove com isto, ela já voltou o seu olhar perverso para seu sobrinho que vive em Paris. 



Eles a acolhem em sua casa com todo o carinho e cuidado, mas Tatie Danielle como é chamada, não faz conta disto, seu prazer são as maldades e a manipulação das pessoas. Seu sobrinho Jean-Pierre Billard (Eric Prat) acaba percebendo, mas não se sabe porque não o diz a sua esposa Catherine (Catherine Jacob) que sofre por não conseguir agradar a perversa tia. Até mesmo quando chega o momento de saírem de férias para a Grécia ela ainda reluta em deixar a idosa com uma moça contratada para cuidar dela, mas acaba partindo e é agora que as coisas mudam, pois Sandrine é tão perversa ou mais que Tatie e a guerra está declarada e é inacreditável a que ponto se chega. 


O filme é excelente para que se perceba em que armadilhas muitas vezes caímos ao tentarmos ser bonzinhos, diferente de generosos, e como somos manipulados por outro lado por atos supostamente generosos dos outros, como a Tatie que manipulava as pessoas com dinheiro, mas esperando em troca a submissão e o atendimento de seus desejos. 

Étienne Chatiliez nasceu em Roubaix, França. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário