segunda-feira, 20 de julho de 2015

DOCUMENTÁRIO: FRANÇOIS TRUFFAUT, UNE AUTOBIOGRAPHIE - 2004



Direção: Anne Andreu - 2004
Duração: 78 min
País: França

Um documentário que retrata a carreira de François Truffaut através de seus filmes e de depoimentos de seus colaboradores e admiradores, além dele mesmo falando de suas obsessões, suas escolhas, do cinema, da vida. 

Através de 22 filmes se compõe uma espécie de autobiografia. Tudo que ele escreveu, realizou, filmou, imaginou passava pelo filtro de suas emoções. Seu amor pelas mulheres e pelos livros. Através de outras vozes como Catherine Deneuve, Woody Allen, Jean-François  Stévenin, Fanny Ardant, Arnaud Desplechin e Jeanne Moreau que falam do Truffaut que conheceram vamos apreendendo um pouco mais sobre este grande cineasta. 




François Truffaut nasceu no dia 06 de fevereiro de 1932 em Paris  e faleceu em 21 de Outubro de 1984 em em Neuilly-sur-Seine, França. Ele nunca conheceu seu pai biológico e foi criado pelos avós maternos, uma vez que sua mãe o rejeitou. Foi sua avó que despertou nele sua paixão pela literatura e pela música. Aos 10 anos, após a morte de sua avó ele volta a morar com a mãe que estava casada com Roland Truffaut que acabou registrando o garoto e lhe deu seu nome. Foi um período muito difícil, pois era rechaçado tanto pelo pai adotivo como pela mãe e isto o levou a cometer alguns atos de delinquência como pequenos furtos. Será esta fase de sua vida que inspira seu primeiro longa-metragem, o autobiográfico Os incompreendidos/os 400 golpes. Truffaut morreu jovem, de um câncer no cérebro.

Anne Andreu nasceu em 1939 em Paris, França 

Nenhum comentário:

Postar um comentário