quarta-feira, 3 de junho de 2015

FILME: MUCIZE - 2014


Direção: Mahsun Kirmizigül - 2014
Duração: 136 min
País de origem: Turquia 

Baseado em fatos reais. 

Belíssimo filme, poético, paisagem deslumbrante. Em tempos onde o que mais vemos é violência, conflitos, insegurança, doenças, um filme como este é uma dádiva. 

Um professor (Talat Bulut) na Turquia é transferido para uma aldeia. Sua esposa se recusa a acompanha-lo. Ele então parte, primeiro de trem, depois de ônibus até o ponto final. Mas ali não tem nada, então o motorista lhe explica que atrás daquela montanha que ele aponta, há outra, e depois fica a aldeia. O professor então parte e chegando à aldeia é inicialmente recebido por vários homens que lhe apontam um rifle, até descobrirem que é o professor. 

Após ser recebido com alegria, o professor descobre que ali não tem nenhuma escola. Eles então vão à cidade para pedir a construção da mesma, o que não é possível. Na ida eles encontram os bandidos das montanhas, um grupo armado, mas que não é violento, eles são os leões da montanha. O professor então decide que tem que voltar para tristeza do chefe da aldeia que o acompanhou. A noite é difícil, o professor pensa nas crianças que ficaram tão felizes com sua chegada. Ele então toma uma decisão e liga para sua esposa dizendo que foi sequestrado pelos bandidos da montanha e que ela precisa lhe enviar uma soma urgente, o que ela acaba fazendo. De posse do dinheiro para a construção da escola eles compram o material e retornam. Os bandidos da montanha chegam para ajudar na construção. 

Na aldeia vive Aziz (Mert Turak) , que é filho do chefe da aldeia. Ele tem problemas, não consegue falar, não anda direito, seu corpo é torto, ele baba. Seu único amigo é seu cavalo que está sempre com ele. O professor se interessa por ele, e quando percebe que Aziz tem interesse na escola o convida para participar. É o primeiro passo na direção de uma recuperação dele. 

Os casamentos são acertados entre as famílias, é a mãe, mulher do chefe da aldeia que faz a escolha, mas tem todo um ritual para isto. E quando ela parte o filho corre em sua direção para expor seu desejo. O primeiro deseja uma mulher com dentes bonitos e uma silhueta fina. Os outros riem, e dizem que no fim será a escolha da mãe que prevalecerá. E a esposa não tem dentes bonitos. O segundo pede olhos azuis, e a esposa é estrábica. 

Um dos filhos do chefe da aldeia vive nas montanhas pois cometeu um assassinato para defender a honra de seu pai. Faz 10 anos e sua esposa e filho já não aguentam isto e lhe pedem para se entregar, o que ele acaba fazendo. No dia do julgamento os homens da aldeia estão presentes e na saída na calçada um homem tira uma arma mirando outro, o chefe da aldeia impede que o tiro acerte e o homem lhe fica eternamente grato. Tenta lhe retribuir e a única forma que encontra é dar sua filha (Seda Tosun) em casamento para o único filho solteiro dele, ou seja, Aziz. 

Não vou continuar pois é um filme que precisa ser experienciado, eu me deixei levar por ele. 

O filme é maravilhoso, daqueles filmes que te faz rir, chorar, torcer. Não há tragédias, mas tem tristezas, não tem violência, mas tem atos criminosos, ele retrata a vida, sem extremos. Apesar de haver a presença da religião, o milagre (mucize é milagre) que se opera no filme não vem de Deus, é terreno mesmo. Um filme que fala do amor e do que ele pode fazer pelo ser humano, de sua força, desde que seja uma doação, não uma cobrança ou troca. 

Rituais, roupas lindas, montanhas, a velhice, os jovens e as crianças. As mulheres, sua união, mas também sua maledicência. 

Recomendo! 

Veja o trailer:





O ritual do pedido do filho à mãe sobre sua esposa



Mahsum Kirmizigül nasceu em 1969 em Diarbaquir, Turquia

34 comentários:

  1. Lindo filme, que paisagem linda , fotografias maravilhosa e belíssimo trabalho dos atores sobretudo
    Mahsum Kirmizigül foi magnífico.

    ResponderExcluir
  2. O Filme é lindo!Maravilhoso. Difícil achar um filme com uma história e paisagens tão lindas.Amei.

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Recomendo, comecei assistir para tirar um cochilo, que nada, o filme é maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  4. O filme é um espetáculo de técnica e ternura!

    ResponderExcluir
  5. Amei o filme.
    O professor de um coração extraordinario. Abriu mão ate mesmo da sua familia.
    Não devemos olhar para as aparências, mas, sim, para o coração.
    O amor mudou a historia.

    mão

    ResponderExcluir

  6. Filme emocionante e o mais tocante, é real. O amor nos mostrando tudo o que é capaz de transformar. Sentimento puro, revela a força da educação, a entrega de um professor . Imagens belíssimas. Imperdível...prepare o lenço , toca fundo na alma.

    ResponderExcluir
  7. Filme profundo onde encontramos a compaixão, a solidariedade, o amor ao próximo em um lugar abandonado pelo poder público. A lição a ser tirada é que sozinhos não conseguimos nada neste mundo tão desigual.

    ResponderExcluir
  8. Filme maravilhoso!Pela sinopse pensei que contaria a história de um americano que, após uma tentativa frustrada de escalar o K2, se perde de seu guia na volta e chega a um vilarejo, onde também construirá escola para as crianças. O livro se chama: A 3a. Xícara de chá. É real. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  9. Para me ver livre dessa cachorrada dos politicos a frente dessa pandemia, vou assistir nessa quarentena. Com Certeza.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto uma produção Turca e me emocionado tanto com um filme estrangeiro... pra assistir com um lenço... sublime... obra de arte!

    ResponderExcluir
  11. Filme emocionante. A fotografia e a trilha são belíssimas. Ótimo trabalho de direção, design de produção e figurino. O texto às vezes apela para o melodramático, mas não compromete a narrativa. Sem dúvida vale a pena conferir para se encantar com os personagens do vilarejo, a dedicação do professor Mahir e nutrir carinho pela história de Aziz.

    ResponderExcluir
  12. O filme é perfeito!e o ator? Magnífico.

    ResponderExcluir
  13. Merecia um Oscar. Historia, enredo, cenários e atuação impecável de Mahsum Kirmizigul. Não sei quem foi o diretor, mas com certeza, é um profissional brilhante. Parabéns Turquia.

    ResponderExcluir
  14. Vi o filme e recomendo, ele mostra um realidade onde as cidade ou vila estava sem professor há mais de trinta anos, fala das relações pessoais, familiares e sociais. A importância da ética no cotidiano das pessoas, do amor naquilo que se faz, de uma educação inclusiva. Fala do destino e de uma determinada cultura. Aziz na medida que foi visto com possibidades, primeiro pelo professor, por ele próprio e pela esposa, que aceitou que o pai lhe desse em troca de sua própria vida. Muitos pactos sociais diferentes de nossa cultura. A paisagem é belíssima.

    ResponderExcluir
  15. Super recomendo
    Muito legal

    ResponderExcluir
  16. Depois de MILAGRE NA CELA 7 e MUCUZE só quero filmes Turcos, muito bons.👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  17. ESTOU APAIXONADA PELO FILME. O AMOR É A MAIS SUBLINE DE TODAS AS COISAS. SEM O AMOR NADA SOMOS, NADA TEMOS, NADA VALERÁ A PENA. DEUS OPERA MILAGRES ATRAVÉS DO AMOR.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei de bobeira com esse espetáculo de filme, com tantos comentários lindos a cima deixarei aqui somente o meu muito obrigado.
    Uma lição de vida para todos nós, um filme muito forte 💪💪💪💪

    ResponderExcluir
  19. Amei,super recomendo 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber da historia real de AZIZ .
    Qual o verdadeiro nome de Aziz ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber demais também! Ficou faltando contar mais no final sobre isso ou dar referência para os curiosos como eu! kkkk como em 7 anos se deu uma mudança daquela? O que ele realmente tinha? Se fosse só ficção, tudo bem, mas em se tratando de história, seria muito bom saber!

      Excluir
    2. Tem o 2 no YouTube que conta tudo

      Excluir
  21. Um filme para refletirmos. Além de todos comentários acima quero mencionar o valor da educação. Tudo muda na vida da pessoa. O professor que tinha outro olhar para Aziz e ele se tornou outra pessoa com coragem e motivação..

    ResponderExcluir
  22. Como ele superou seu "bloqueio cognitivo" e suas limitações físicas?
    Qdo o casal saiu da tribo eles foram p a tribo da esposa ou foram para a cidade do professor?

    ResponderExcluir
  23. Assiste e fiquei emocionado e surpreso com tanto sincretismo, o filme retrata o amor que supera tudo, apesar da pbreza, das dificuldades sociais e do momento político conturbado da época, o amor prosppróspera, o amor é insuprável, vence tudo e a todos, Aziz, o Professor e o Chefe da Aldeia mostram que a inocência associada ao respeito que juntos com a coletividade tudo se pode, tudo se resolve e que as dificuldades são superadas pelo bem maior que é o Amor. Parabéns para os protagonistas e idealizadores do filme.

    ResponderExcluir
  24. o filme por si só já seria lindo mesmo se não fosse baseado em uma história real. Ele é cômico e comovente na mesma proporção. E ques paisagens – já quero conhecer a Turquia, mais especificamente aquele povo. Alguém sabe o nome? Não encontrei na net.
    A resignação dele me fez sentir um pingo de inveja que mesmo vivendo em uma sociedade abastada nem de longe assemelha-se tamanha comunhão.
    A união deles é para deixar qualquer sociedade com vergonha.
    A escolha das mulheres , para mim , foi a parte mais engraçada do filme.
    Ao mesmo tempo em que, na escolha da última, me fez refletir muito sobre meu parágrafo anterior; considerando tais características de Aziz por que não a rejeitaram – dada perplexidade que todas as mulheres ficaram ao ver a menina?
    Não teria sido isto um egoísmo se pensarmos na vida que a moça poderia levar o resto dos seus dias se não fosse o professor?
    Ou, como disse a mãe, esta era a sina das mulheres daquela época e região?
    Como ex professor, me vi um pouco naquele que fez a diferença para todo aquele povo. Mas diferente dele, eu desistir da profissão por não ter encontrado um grupo de pessoas com tamanho desejo pelo aprendizado.
    Enfim. vale a pena assistir cada segundo. Vi que ja saiu o 2 quero muito ver.

    ResponderExcluir
  25. Ora, pensei que você fosse comentar sobre a história real que inspirou o filme, fiquei frustrada.

    ResponderExcluir
  26. Um dos melhores filmes, senão o melhor que já assisti em toda a minha vida!!! Mucize quer dizer milagre♥️ Que também possamos viver milagres nas nossas vidas.e Eles provaram que foi possível contra todas as impossibilidades😊

    ResponderExcluir