quarta-feira, 3 de junho de 2015

FILME: LE PROMENEUR D'OISEAUX - 2014


Direção: Philippe Muyl - 2014
Duração: 96 min
Título Original: Ye Ying, le promeneur d'oiseau
País de origem: China 


Outro belo filme que encanta. Este especialmente é recomendado para pais que tenham filhos que são super ligados na tecnologia e são solitários. 

Zhigen é um homem idoso que vive sozinho com seu passarinho. Na casa ele fica solto, mas ele o leva passear também, no parque, onde pendura a gaiola. Percebe-se que trata-se de um costume, pois há outros no local com seus passarinhos. Ele ganhou este pássaro de sua esposa quando teve que partir para Pequim à trabalho. Ela morreu enquanto ele estava lá, mas ele fez uma promessa quando o ganhou, de voltar a sua vila e levar o passarinho de volta para cantar e soltá-lo. 

O filho de Zhigen é um famoso arquiteto que vive em Pequim com sua esposa e filha Renxing. A menina é mimada, e no começo do filme ela chega a ser insuportável, mas seu avô é uma paciência infinita. Na verdade é a reação típica da criança solitária que deseja chamar a atenção e ser amada. No passado Zhigen perdeu de vista a menina no mercado de pássaros e isto causou uma ruptura de relações com seu filho. Mas agora ele vai viajar e sua esposa também, e tinham esquecido que a babá também. Então a saída é deixar Zhigen levar a neta junto em sua viagem de retorno a sua vila, Yangshuo no Guangxi, sul da china. 

Ela não gosta muito no começo, mas depois aos poucos ela vai se divertindo, vendo coisas que nunca viu, ouvindo histórias. Seu avô é dedicado à ela, e isto faz uma diferença enorme pois seus pais estão sempre ocupados com seus trabalhos e não tem tempo para nada. Ela vivia no computador. 

Os imprevistos surgem no caminho, pegam o ônibus errado que depois quebra na estrada, passam uma noite numa fazenda, depois se aventuram por uma floresta e acabam dormindo numa gruta. Um pescador os resgata a beira do rio e os leva para uma cidade. Aos poucos Renxing se aproxima do avô, da vida simples. Ela faz amigas, aprende a brincar na natureza, subir em árvores, nadar na cachoeira. E com isto vai aprender que há outras coisas boas na vida além de uma bela casa e uma conta bancária excelente. 

As paisagens são belíssimas. O filme foi rodado na província de Guangxi, em Yangshuo, Guilin, nas aldeias dos Dong. 






Philippe Muyl nasceu em 1953 em Lille, França

Nenhum comentário:

Postar um comentário