sexta-feira, 26 de junho de 2015

FILME: O REI DAS MÁSCARAS - 1996



Direção: Wu Tianming - 1996
Duração: 96 min
Título Original: Bian Lian
País: Hong Kong e China

Belíssimo filme! Na China Central no começo do século XX Wang (Xu Zhu), um velho mestre de ópera escolheu viver nas ruas morando numa barca e se dedicando a uma arte de seus ancestrais, a troca de máscaras na frente dos espectadores numa rapidez impressionante que desperta a curiosidade de todos para saber qual o segredo desta arte, como ele faz. Porém, este segredo só pode ser transmitido por herança na família, e para um menino. Ocorre que ele seu único filho morreu, e sua esposa o deixou há muitos anos atrás. Ele é sozinho e não tem para quem transmitir sua arte. Vive numa sampana com um macaco - o General.

Ele decide então adotar um menino. Na China vemos muitos pais vendendo ou dando seus filhos por não terem condições de criá-los, de lhes dar o que comer, principalmente meninas. Ele acaba encontrando um menino e adota, concedendo-lhe seu nome e pedindo que o chame de avô. 


Ele se afeiçoa à criança e eles vivem na sampana. Os detalhes no barco são incríveis, móveis, vasos com flores, a louça, é encantador.


Tudo corre bem até o dia em que ele descobre que não é um menino, mas uma menina. Ele fica muito decepcionado, mas permite que ela fique, mas a partir de agora não será mais seu avô e ela terá que chamá-lo de mestre e trabalhar. Ela aprende a fazer malabarismos para ajudar nas apresentações. Mas estes dois viverão muitas aventuras durante o filme, até finalmente o velho mestre compreender que o destino lhe havia dado um herdeiro, ou melhor, uma herdeira. 

Bian Lian em chinês significa trocar de rosto e é uma arte. Provém da ópera de Sichuan e consiste em trocar muito rapidamente de máscaras, que são muito finas e colam na pele. 


Esta arte que vem do tempo do reino do imperador Qianlong, no século XVIII, e teria sua origem numa peça que contava a história de um bandido que um grande coração que roubava dos ricos para dar aos pobres, que foi capturado pela polícia do imperador e que para fugir deles trocava de rosto. 

O filme também denuncia o destino reservado às mulheres e as meninas na sociedade tradicional chinesa. Mas no filme vemos a sorte da menina se reverter.


Um outro detalhe do filme é a bela apresentação da ópera chinesa. 



Veja o trailer:



Wu Tianming nasceu em 1939 em Sanyuan County, Xianyang, na República Popular da China

Nenhum comentário:

Postar um comentário