segunda-feira, 8 de junho de 2015

FILME: PHOTO - 2013


Direção: Carlos Saboga - 2013
Duração: 75 min
País de origem: Portugal e França 

Um filme que nos fala da busca de suas origens. Elisa (Anna Mouglagis) acaba de perder a mãe. Pilar (Marisa Paredes) não cumpriu o desejo dela e guardou todas as fotos e escritos, e é assim que Elisa descobre que seu pai não é quem ela pensava. Ela então parte para Portugal em busca de sua história, mas também para dar um tempo a si mesma, uma vez que foi surpreendida por um pedido de casamento de seu companheiro italiano, com quem vive há 07 anos, e não sabe se deseja se casar. 

Chegando lá ela conhece Davi (Simão Cayatte) que é filho de um dos amigos de sua mãe. Ele acaba de voltar do Marrocos onde se envolveu com o islamismo. A história da mãe de Elisa se passa nos anos 60-70, durante o fascismo, e o filme é um resgate desta história, mas com um olhar atual. Davi procura ajudá-la em sua busca, levando-a até as pessoas e servindo de tradutor. Mas ele esconde dela que sua mãe voltou a se casar e com um dos companheiros da turma da mãe dela. 

O filme na realidade é uma espécie de biografia de Saboga, uma catarse de sua própria história pelo viés da ficção. O que se conclui é o fim da ilusão de que através de um combate se podia modificar o mundo, e hoje todos aqueles que se envolveram na luta vivem uma vida de burguês. O inspetor do PIDE (polícia internacional e de defesa do Estado) nega a realidade, diz que não matavam. É a dificuldade de fazer o ajuste de contas que os países tem, e as pessoas também. A vida continua e uma pessoa que surge para remexer o passado nem sempre é bem vinda, mas Elisa acaba sabendo de tudo e pode finalmente voltar e tomar uma decisão quanto ao casamento. 


Carlos Saboga nasceu em 1936 em Figueira da Foz, Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário