sábado, 7 de junho de 2014

FILME: PEQUENAS HISTÓRIAS - 2008


Direção: Helvécio Ratton - 2008 
Duração: 79 min

Numa varanda de uma casa do interior uma mulher (Marieta Severo) costura uma toalha feita de retalhos coloridos com os personagens de várias histórias que ela nos conta a medida que vai aumentando um ponto no trabalho. São histórias infantis ou locais principalmente de Minas Gerais.

São elas: o marido da mãe d'água, Procissão das almas, um natal feliz e a história de Zé Burraldo.

O marido da mãe d'água é sobre Tiburcio um pescador que encontra Iara a mãe d'água. A Procissão das almas é sobre um menino que vive ligado na internet e de repente é escolhido para ser o novo coroinha da Igreja, não querendo decepcionar a mãe, lá vai ele aprender, mas o que houve o deixa aterrorizado. Já um natal feliz é sobre um papai noel que mesmo não tendo nada acaba fazendo a alegria de um garoto pobre e finalmente o Zé Burraldo, que o nome já o diga, mais burro impossível, mas um sujeito de bom coração e seu burro.

A cada história se dá um ponto, e se tece a vida. Um belo filme não só sobre nossos contos, artesanato, mas também de como a vida vai se tecendo desta forma, e a cada vez que recontamos a história também aumentamos um ponto. É considerado um filme infantil, mas que qualquer adulto vai se deliciar.

Elenco: Patrícia Pilar, Maurício Tizumba, Gero Camilo, Paulo José, Miguel de Oliveira,Constantin de Tugny.

A criação da toalha bordada é de Betânia Santos.
A História de Zé Burraldo é inspirado no conto de Ricardo Azevedo.

Tem o site do filme: http://www.pequenashistorias.com.br/



Helvécio Ratton nasceu em 1944 em Divinópolis, Minas Gerais