segunda-feira, 9 de junho de 2014

LIVRO: O SEGREDO DO ORATÓRIO - LUIZE VALENTE


Valente, Luize. Record, 2012.
317 páginas

Depois de assistir ao documentário A Estrela Oculta do Sertão de Luize Valente e Elaine Eiger fui atrás do livro para ler.

Luize transpôs para o livro o documentário, mas em forma de romance. É a história de Ioná, uma médica paraibana que vai em busca de suas origens no sertão nordestino depois que descobre que é descendente de cristãos novos.
Ioná é apaixonada por Daniel, um judeu ortodoxo e conhece Ana, uma jornalista que está no Recife acompanhando a professora Ethel que é uma especialista em Inquisição Portuguesa. Aí começa a aventura do livro pelo sertão, São Paulo e indo até Nova Iorque.

Encontramos no livro tudo que foi mostrado no documentário e um pouco mais. É muito interessante vermos que não apenas os judeus conversos, mas os brasileiros cristãos acabam adquirindo muito desta herança, seja como superstições que tenham, sejam nos ditos populares. Eu sempre gostei de descobri de onde vem os ditos, onde surgiram e porque. Neste livro descobri de onde vem o "pensando na morte da bezerra".

O livro traça o panorama desde a fuga dos conversos, sua vinda para o Brasil e depois sua nova dispersão, sendo que vários partiram com os holandeses, e destes uma nau acabou em Nova Iorque. Trata dos costumes e tradições mantidas, mas diferente do documentário, aqui a Tia Ioná sabe o que está fazendo e porque, e é esta herança que ela precisa passar para sua sobrinha-neta.

Apesar do romance ser uma ficção ele trata de um fato histórico e real e que ocorreu com muitos que são descendentes de cristãos novos.


Luize Valente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário