Direção: Agnieszka Holland - 1995
Duração: 111 min
Título original: Total Eclipse
Roteiro: Christopher Hampton
País: Reino Unido
Baseado em cartas e poemas o filme reconta a história de dois poetas franceses do século XIX - Paul Verlaine (David Thewlis) e Arthur Rimbaud (Leonardo DiCaprio).
Após a morte de Rimbaud sua irmã Isabelle (Dominique Blanc) procura por Verlaine e lhe pede os manuscritos dos poemas do irmão para que sejam queimados. Verlaine então irá se recordar da história que viveu com o poeta desde que o conheceu em 1871 quando após receber um poema enviado por ele ficou impressionado e o convida à sua cada onde vive com sua esposa Mathilde que está grávida (Romane Bohringer). Rimbaud ainda adolescente não tem um mínimo de boas maneiras e Verlaine será seduzido por este espírito rebelde e livre. É o início de uma relação de amor violenta entre os dois que terminará com Verlaine dando um tiro na mão de Rimbaud e sendo acusado de tentativa de assassinato e sodomia é condenado e preso.
Após ser libertado Verlaine reencontra Rimbaud na Alemanha, mas este último irá embora e viajará pelo mundo indo para Abissínia (Antiga Etiópia). Devido um ferimento no joelho mal curado resultara num tumor no joelho e o obrigará a retornar à França onde terá a perna amputada, porém já é tarde, a metástase se espalha e ele morrerá aos 37 anos. Sua irmã afirma que ele se arrependeu e se confessou à um padre e por isto quer destruir os manuscritos de seus poemas imorais. Verlaine finge que irá devolvê-los e enviá-los para ela.
DiCaprio está brilhante como Rimbaud. São atuações corajosas e cruas, o relacionamento dos dois poetas, visceral, homossexual, numa época onde isto era crime. O desespero da esposa de Verlaine, a paixão deste por Rimbaud que o leva a largar tudo, e a rebeldia deste último e sua poesia que até hoje influencia escritores. Um belo filme.
Agnieszka Holland nasceu em 1948 em Varsóvia, Polônia. Trabalha nos EUA.
Trilha Sonora de JAN A.P. KACZMAREK
Jan A.P. Kaczmarek é um compositor polonês que nasceu em 1953 em Konin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário