sábado, 8 de março de 2014

LIVRO: O CORPO EM QUE NASCI - GUADALUPE NETTEL



Nettel, Guadalupe. Rocco, 2013
Tradução: Ronaldo Bressane
222 páginas
Título original: El cuerpo en que nací

Um livro autobiográfico escrito pela mexicana Guadalupe Nettel. Ela nasceu com um problema no seu olho direito, uma mancha de nascimento em cima da córnea do olho. Inicialmente seus pais farão de tudo, mas ela não pode ser operada enquanto não crescer, então terá que fazer exercícios com seu olho usando um tampão o que para ela é um suplício, mas que enfrenta sem nunca ter tido a ideia de retirá-lo assim que ficasse fora de vista de seus pais.

Nettel irá nos contar sua infância e sua adolescência com seus pais e seu irmão. Anos setenta em plena liberação sexual onde se experimentava de tudo tanto no campo sexual, ou fumar maconha e a liberdade dentro de um regime de ditadura política. Seus pais acabam separando-se e ela ficará com a mãe junto com o irmão. Irão morar na França onde se sentirá uma outsider e depois retornam ao México onde finalmente sua mãe decidirá por tentar a cirurgia para retirar a mancha do olho, o que não será possível uma vez que a catarata que se formou grudou na retina tornando a cirurgia extremamente arriscada.

É neste momento que finalmente Nettel poderá se assumir com sua diferença e aceitar o corpo em que nasceu como seu, com suas alteridades.

O livro é belo, questiona sem mágoa ou acusações o que é ser diferente, seja no corpo ou na nacionalidade, nos costumes, na língua. Ela olha para os outros com suas limitações e diferenças as indicando, mas em momento algum há preconceito ou racismo nestas suas observações. E acaba questionando o que é ser normal? Se compara a Gregor Samsa numa alusão à Metamorfose de Kafka, em sua crítica de ter que atender aos outros e ao que os outros esperam dela.

O relato todo se passa em sessões com sua psicanalista que em momento algum se pronuncia, apenas ouve. Um longo processo de análise que a leva a assumir seu corpo com suas particularidades, mas também a ela mesmo com sua alteridade.

Guadalupe Nettel nasceu em 1973 na Cidade do México, viveu em Paris, Barcelona e Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário