sábado, 1 de março de 2014

LIVRO: AS PRECES SÃO IMUTÁVEIS - TUNA KIREMITÇI



Kiremitçi, Tuna. Sá Editora, 2010
Tradução: Marco Syarayama de Pinto
182 páginas
Título original: Dualar Kalicidir

Rosella é uma senhora com oitenta e oito anos que está doente e vive só com sua gata Charlote e Zelda que cuida da casa e dela. Faz sessenta anos que vive numa cidade européia, mas após a morte de seu marido Aldo ela sente vontade de falar turco com alguém e para isto coloca um anúncio num jornal procurando alguém para conversar em turco. Pelin vê o anúncio e se apresenta.

Rosella lhe diz que tem medo de esquecer a língua turca, pois a maior parte de suas lembranças estão nesta língua e ela teme que ao esquecer a língua ela também perca suas recordações. No início é algo meio formal, mas aos poucos as duas vão se soltando e conversam sobre suas vidas.

Rosella tem a percepção de que a velhice a leva a viver no mundo dos outros, todos os que se conheceu na juventude já morreram, e ela conclui que viver numa época estranha é muito pior do que viver numa cidade estranha, e por isto se vive muito mais nitidamente as lembranças, mesmo que as criando e colorindo, elas são mais fortes que o presente, por que não há mais futuro e a saudade é muito forte e só se pode sentir esta privação com o coração, não com o intelecto.

Ambas tem suas dores e dificuldades, Rosella teve uma vida intensa, refugiou-se em Istambul fugindo da Segunda Guerra com sua filha Tânia deixando seu marido na Europa, ele não conseguiu mais partir. Pelin sofre por sua mãe ter deixado a ela e ao seu pai para partir com outro homem. Ambas sofreram por amor e aos poucos o relato de Rosella vai desvendando o que fica desapercebido muitas vezes para quem é mais jovem e ainda não tem a vivência e sabedoria dos mais velhos, mas o relato de Pelin traz vida novamente para a velha senhora, ensinando novas palavras, e ao final a constatação de que muda o tempo, muda os lugares mas os dramas são iguais e por isto mesmo mudam os deuses mas as preces são imutáveis.

Tuna Kiremitçi nasceu em 1973 em Eskisehir. É um escritor, músico e cineasta turco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário