domingo, 2 de março de 2014

FILME: EU, PIERRE RIVIÈRE, QUE DEGOLEI MINHA MÃE, MINHA IRMÃ E MEU IRMÃO - 1976



Direção: René Allio - 1976 
Duração: 124 min 
Título original: Moi, Pierre Rivière, ayant égorgé ma mère, ma soeur et mon frère. 
País; França 

Baseado no livro de Michael Foucault com o mesmo título

As relações entre a psiquiatria e a justiça penal.

Em 1835 em Aunay no interior da França - Normandie, um jovem camponês, Pierre Rivière assassinou sua mãe grávida de 7 meses, sua irmã de 18 anos e seu irmão de 7 anos a golpes de foice degolando-os. O que o teria levado a cometer tão horrível crime que chocou a França?

A reconstrução do episódio filmado no mesmo local com a participação de camponeses locais, é realista e impactante.

Pierre representando por Claude Hébert,  cometeu o crime e pensa em se entregar e receber a gloria com isto por ter livrado seu pai, mas acaba fugindo pela floresta até ser preso. Na prisão ele pede papel para escrever sua história que começa com Eu, Pierre Rivière, que degolei minhã mãe,minha irmã e meu irmão....

Uma parte do filme vai ser o relato de Pierre, mostrando segundo o que ele escreve o que aconteceu. Paralelamente haverá os interrogatórios e as testemunhas que serão chamadas para falar de Pierre. A história chama a atenção dos principais magistrados e médicos entre eles Esquirol, mas só tomará a dimensão atual após ser encontrado por Michael Foucault este manuscrito escrito pelo jovem que vemos no filme.

O relato de Pierre conta que ele odeia sua mãe por ela humilhar seu pai. É uma mulher briguenta que se desentende muito com a mãe e com o marido, vive comprando e gerando dívidas para serem pagas pelo marido, está sempre num vai e vem da casa que herdou dos pais para a casa do marido, acusa-o de roubá-la, de levar seus filhos, inclusive de um que morreu que ela alega se pudesse estar ao seu lado não teria morrido. O pai é um homem de bem, mas é fraco, acaba sempre fazendo as vontades da mulher e paga todas as suas dívidas. Pierre acredita que todos debocham dele, que estão ao lado da mãe, que a justiça protege as mulheres e que elas sempre ganham mesmo estando erradas. Ele tem dificuldades com as mulheres, e não consegue se relacionar com as moças da vila onde mora. Acaba sendo um solitário. O interessante é que enquanto assistimos ao seu relato ele está de cabeça erguida, acredita estar fazendo o bem e protegendo ao pai.

Os relatos dos moradores falam de um Pierre que olhava sempre para baixo ou de soslaio, pratica maldades horríveis com animais como pássaros e sapos, trata mal o cavalo da família, tem opinião forte e não aceita ser contrariado, se comporta de forma estranha, foge das pessoas, principalmente das mulheres. Não há relatos sobre sua mãe ou seu pai, sobre como eram. Eles haviam acabado de se separar legalmente quando ocorreu o triplo assassinato.

Seria ele um alienado ou teria cometido um assassinato frio? É condenado mas tem sua pena comutada ficando em prisão perpétua. Acabará se matando enforcado.

Foi a primeira vez que a justiça se uniu à medicina, à ciência para tentar desvendar um crime.


Assista um trecho



René Allio nasceu em 1924 em Marseille, França e faleceu em 1995 em Paris. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário