sábado, 8 de março de 2014

FILME: HOTEL RWANDA - 2004


Direção: Terry George - 2004 
Duração: 121 min
Roteiro: Terry George e Keir Pearson
País: Reino Unido 

O filme é sobre a guerra civil em Ruanda e sobre a história real de  Paul Rusesabagina, gerente de um hotel que acolheu no Hotel mais de 1200 pessoas salvando-lhes a vida no genocídio de 1994.

O Hotel Mille Collines ficava em Kigali, capital de Ruanda e era de propriedade da empresa belga Sabena.

Paul (Don Cheadle) é gerente do Hotel e é da etnia Hutu casado com Tatiane (Sophie Okonedo) que é tutsi. Esta diferença foi criada pelos belgas durante a colonização do país diferenciando os habitantes através de detalhes como o tamanho das narinas, por exemplo, criando assim dois grupos e dando cargos e poderes a um deles o que geraria o ódio do outro grupo e resultaria nesta guerra civil que começa logo após a assinatura de um acordo de paz e o assassinato do presidente de Ruanda em um atentado. A única maneira de diferenciar as duas etnias era através de seus documentos.

Os hutus iniciam o genocídio matando todos os tsunis que encontram que eles chamavam de baratas e principalmente as crianças para evitar que se propagassem. Paul inicialmente tenta proteger sua família, mas ao ver que foi abandonado por todos que lhe diziam ele ser um igual aos ocidentais, passa a acolher todos que procuram proteção e ajuda no hotel.



O filme é triste, chocante, e nos faz pensar no que leva o ser humano a tanta crueldade, a sentir tanto ódio do outro. Apenas um pequeno grupo da Onu permanece no país, todos os outros se retiram e nenhum país tem interesse em ajudar, como se diz no filme: esta guerra não lhes rende votos.

Finalmente com a ajuda da Onu eles conseguem atravessar a linha entre os hutus e os rebeldes tsunis e de lá partem para a Tanzânia. Atualmente Paul e sua família e suas duas sobrinhas que perderam seus pais no genocídio vivem na Bélgica.




O conflito durou cem dias e deixou atrás de si aproximadamente milhão de mortos, e o mundo virou as costas, não fez nada para impedir.


Paul Rusesabagina


Terry George nasceu em 1952 em Belfast, Irlanda do Norte,  Reino Unido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário