sábado, 1 de março de 2014

FILME: UMA DAMA EM PARIS - 2012



Direção: Ilmar Raag - 2012
Duração: 94 min
Título original: Une Estonienne à Paris 
País: França - Estônia - Bélgica 

Enquanto estava lendo As preces são imutáveis este filme não me saia da cabeça, então após terminar o livro resolvi assisti-lo.

Anne (Laine Mägi) deixou seu trabalho na casa de idosos para cuidar de sua mãe até sua morte. Seus filhos tem sua vida e ela está só agora quando recebe uma proposta de trabalho em Paris para cuidar de uma estoniana que emigrou para lá há muitos anos. Ela aceita e deixa a Estônia rumo à França.

Aconteceu que Frida (Jeanne Moreau) não é uma pessoa fácil e seu único interesse é Stéphane (Patrick Pineau) que foi seu amante durante anos, mas que agora quer seguir com sua vida e cuidar do café que recebeu de presente de Frida, sem ter que se preocupar com ela ou com seus anseios de ainda serem amantes.

Frida é uma mulher que foi muito bonita e viveu como desejava e agora enfrenta a velhice. Stéphane é bem  mais novo do que ela e apesar da amizade que sente por ela não a vê mais como uma mulher e isto dói em Frida que tem que aceitar seu envelhecimento e perda de seu poder de sedução sobre ele. Anne sempre viveu para os outros, e ir para Paris é como um sonho, ela caminha pelas ruas e olha as vitrines, as roupas tão diferentes das que ela usa, a liberdade de poder cuidar finalmente de si mesma.

Mas, se para Stéphane, Frida não é mais desejável isto não quer dizer que com a idade ela não sinta mais desejo. Ela ainda tenta atrair a atenção dele com chantagens, como a tentativa de se matar, mas que se de fato quisesse teria levado a termo. E guarda na memória os bons momentos com ele desejando revivê-los. Apesar de cuidar dela ele às vezes é cruel lhe lembrando que acabou, que agora ela precisa de alguém que cuide dela porque ela não consegue mais fazê-lo sozinha, e na sua tentativa de lhe mostrar que ainda é capaz de ir até o Café e desejar surpreendê-lo ele se utiliza do momento para novamente a devolver à dura realidade de que ele não a quer mais.

Anne tenta lhe dar uma vida social convidando alguns estonianos para irem tomar um chá o que acaba mal, pois após 50 anos do ocorrido eles ainda guardam a mágoa de que ela dormiu com um deles o que acabou com um casamento.

Mas Frida descobre Anne, e se no começo a repudia depois se afeiçoa à ela, e juntas elas deixarão sua solidão amarga e difícil para tentarem viver, se sentirem belas e sedutoras, tão sedutoras como é Paris que atrai a todos com sua beleza e fascínio jovens e idosos.




Ilmar Raag nasceu em 1968 em Kuressaare, Estônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário