sábado, 8 de março de 2014

FILME: O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA - 2006


Direção: Kevin MacDonald - 2006 
Duração: 122 min. 
Título Original: The last king of Scotland 
Roteiro: Peter Morgan e Jeremy Brock 
País: Reino Unido

Baseado no livro de Giles Foden

A história sobre Idi Amim Dada ditador de Uganda de 1971 à 1979 é baseada em fatos históricos e verídicos, mas é relatada por um médico fictício.

Nicholas Carrigan (James McAvoy) acaba de se formar médico, mas ao invés de ficar na Escócia e seguir a carreira ao lado do pai decide que vai para outro lugar. Roda o globo terrestre com a decisão de onde parasse seria o local para onde iria. Primeiramente para no Canadá, mas ele resolve rodar novamente e cai em Uganda, na África.

O país acaba de sofrer um golpe de estado e Amim (Forest Whitaker)  assumiu o poder. Inicialmente é ovacionado pelo povo que o recebe de braços abertos. Nicholas está em um lugar no interior trabalhando com outro médico quando Idi Amim vai fazer uma visita ao local e sofre um acidente machucando a mão e é socorrido pelo jovem médico. Após isto o ditador o convida para ser seu médico pessoal e ele apesar de relutante acaba aceitando e se vê sendo eleito conselheiro pessoal do presidente.



A juventude e a vontade de viver novas experiências deixam Nicholas cego no início. Acredita que Uganda tem um bom presidente e que está se libertando do jugo dos britânicos, os quais o médico como escocês não aprecia muito, e por isto se recusa a ajudá-los com informações. Mas aos poucos ele irá percebendo que nem tudo é flores, e que o ditador está eliminando qualquer um que se oponha a ele, e também é um tanto quanto insano e infantil. Quando percebe que deve ir embora é impedido e tem seu passaporte confiscado. Ele está retido ali.

O pior virá quando Nicholas se envolver com uma das esposas de Amim, o que levará a ela à morte e ele sofrerá o castigo ancestral de ser pendurado pela pele para que a maldade saia de seu corpo. Isto ocorre no aeroporto enquanto reféns de um sequestro estão ali. Um avião está para decolar levando parte dos reféns e com a ajuda do outro médico ele consegue embarcar e fugir para poder falar ao mundo o que está acontecendo ali.

O filme mostra um lado mais humano de Amim, deixando para o final do filme o sanguinário ditador que ele foi. Durante seu regime é estimado que ele tenha matado em torno de 300 mil a 500 mil pessoas. Exilou-se na Arábia Saudita e faleceu em 2003.


Kevin MasDonald nasceu em 1967 em Glasgow, Escócia, Reino Unido.

Trilha sonora de Alex Heffes

Alex Heffes nasceu em 1971 em Beaconsfield, Buckinghamshire, Inglaterra. É um compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário