segunda-feira, 13 de outubro de 2014

FILME: A AVÓ GRILO: O MITO DA DONA DA ÁGUA - 2010


Direção: Denis Chapon -2010
Duração: 12 min - Curta
Título Original: Abuela Grillo 

Projeto um filme por país.  País: Bolívia

Um curta de animação baseado numa lenda que é contada milenarmente pelo povo Ayoreo da Bolívia.

No princípio havia uma avó que era um grilo chamada Direjná, ela era a dona da água e por onde passava cantando com amor a água brotava da terra, das nuvens, das torneiras. Uma vez ela cantou e houve uma inundação e seus netos ficaram muito bravos e a agrediram. Ela então foi embora muito triste. Ela vai para a cidade onde acaba enganada por empresários que depois a aprisionam e a fazem cantar sem parar e passam a engarrafar a água e a vendê-la. Como a avó grilo não canta mais na natureza há uma seca que tudo destrói. É então que seu neto vai para a cidade em busca de água e descobre que a vó está presa nas mãos dos empresários, de quem há havia tentado fugir mas foi pega de volta. É hora de lutar para libertá-la, pois todos estão sofrendo, o povo e a avó que está muito triste.

É uma animação em prol da natureza e contra o capitalismo que a tudo mercantiliza. Foi realizado por oito animadores bolivianos sob a direção de um francês Denis Chapon e foi feito na Dinamarca.

O mito vai além da animação e conta que quando a avó grilo retornou havia coisas que já não eram como antes, como o fogo que agora era usado para cozinhar os alimentos. Ela não se sentiu bem com este calor, e então resolveu ir visitar os oitos céus que os Ayoreo tem e escolheu morar no quarto céu que era o mais úmido, e de lá poderia continuar a enviar água para seu povo, através da chuva. Para o povo Ayoreo a palavra tem poder e portanto o mito só deve ser contado na época da seca e jamais no tempo das inundações e muitas chuvas.

O canto da avó grilo é belíssimo e é da cantora Luzmilla Carpio, indígena que trabalha com instrumentos sonoros andinos. Os Ayoreo tem forte ligação com a natureza e habitam regiões da Bolívia, Paraguai e Argentina.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=xLdf8YS0Tww




Denis Chapon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário