quarta-feira, 1 de outubro de 2014

FILME: A ÚLTIMA GRANDE LIÇÃO - 1999


Direção: Mick Jackson - 1999
Duração: 89 min 
Título Original: Twesdays with Morrie 

Hoje assisti ao filme sobre o livro que postei esta semana. Fiquei emocionada ao assistir.

Morrie Schwartz (Jack Lemmon) sofre de uma doença fatal e Mitch Albom (Hank Azaria) que foi seu aluno e atualmente leva uma vida apressada, sem tempo para nada, quando o vê na TV lembra-se da promessa que lhe fez quando se formou, de sempre manter contato. Ele então resolve procurar seu professor, ou melhor, treinador, como ele o chama.

Deste encontro nasce o livro A última grande lição, onde Morrie irá falar de que aprender a morrer é aprender a viver, e sobre família, amor, medos, casamento. Mitch namora Janine (Wendy Moniz), mas não consegue se decidir a assumir um compromisso com ela apesar de amá-la, por ter medo de se entregar.

O livro é ótimo e o filme emociona. São verdades que temos muita dificuldade de colocar em prática, sempre ocupados com o dia a dia, com ganhar dinheiro, com possuir coisas, esquecemos que a vida é muito mais do que isto, e que ser feliz não depende destas coisas.

Também sou envolvida por este sistema que nos rodeia e muitas vezes fico pensando em como sair disto tudo, mas aos poucos venho conseguindo fazer isto, dar mais valor a coisas que tem menos valor perante a sociedade que vivemos, mas que são mais importantes para a vida. O medo, nossa grande inimigo, que se transforma num obstáculo para tantas coisas, mas vale a pena se deixar levar pelo medo? o que levamos da vida? este medo nos protege da morte? Morrie aconselha e ter um passarinho no ombro que nos lembre diariamente que vamos morrer. Assim podemos olhar a vida com outros olhos.

Estamos saturados de livros e filmes de auto-ajuda, mas este se diferencia, até porque Morrie não é um adepto de auto-ajuda, mas sim da vida e do viver. E suas lições são sobre o que é possível.


Mick Jackson nasceu em 1943 em Grays, Reino Unido 

Nenhum comentário:

Postar um comentário