terça-feira, 14 de outubro de 2014

FILME: O CORAJOSO: O INÍCIO DA VIDA DE JOSH McDOWELL - 2011



Direção: Cristobal Krusen - 2011
Duração: 65 min 
Título original: Undaunted: The early life of Josh McDowell 

Esta é uma história real, uma biografia da vida de Josh McDowell.

Josh (John Klicka) teve uma infância muito difícil, um pai alcoólatra que agredia sua mãe que era muito obesa a impossibilitando inclusive de fazer muitas coisas. Sua irmã cometeu suicídio, a outra foi para o exército para se afastar da família. O irmão processou os pais. Havia muita solidão e muita vergonha. E como se não bastasse ele ainda sofria desde os 13 anos abuso sexual por um empregado da família. Ele tentou contar para sua mãe que nunca acreditou nele.

Josh ( Allen Willianson)  deixou de acreditar em Deus com 11 anos quando seu irmão ganha o direito sobre a casa e todos os vizinhos debocham e chamam seu pai de beberrão. Quando jovem o esporte foi sua válvula de escape, ele havia se tornado cético e insensível. Até o dia que se dispõe a provar para os cristãos do colégio que estavam errados sobre o cristianismo. Sua busca é intelectual, vai para a Europa pois não encontra nos Estados Unidos o suficiente para sua tese. É o primeiro passo, os indícios históricos lhe mostram que é verdade.

Quem nos conta tudo isto é Josch quando já um homem maduro de cabelos brancos ( Allen Williamson). Ele volta ao lugar de sua infância e começa a relatar tudo que se passou.

Porém o intelectual não basta, ele continua a odiar seu pai, antes odiava Deus, agora o pai, até que percebe que sempre amou quem ele ama, mas que devia amar quem odeia, e assim consegue dizer ao seu pai que o amava. Ele também consegue dizer isto ao seu agressor que abusou sexualmente dele. Quando ele sofre o acidente de carro vai ficar na casa do pai, e ali eles realmente se reencontram.

Josh diz que o cristianismo é um relacionamento, é Deus vindo até nós através de Jesus nos oferecendo um relacionamento, diferente da religião que com seus rituais busca um caminho até Deus.

Diferente do filme Deus não está morto, aqui temos um relato real, de uma vida e da fé que possibilitou a Josh superar sua infância difícil e todos os traumas. Foi através do cristianismo e na sua crença e fé que ele aprendeu a amar.

Cristobal Krusen nasceu em 1952 em Tampa, Flórida, EUA. 

Josh McDowell 

Nenhum comentário:

Postar um comentário