sábado, 30 de maio de 2015

FILME: CARTEIROS NAS MONTANHAS - 1999


Direção: Jianqi Huo - 1999
Duração: 88 min 
Título Original: Nashan naren nagou 
País de origem: China 

Baseado no conto homônimo de Peng Jianming. 

Filme belíssimo.

Um homem (Ten Rujun) foi carteiro durante anos nas comunidades rurais nas montanhas da China e chegou o momento de se aposentar. Ele então entrega seu trabalho para o filho (Ye Liu), mas acaba acompanhando-o em sua primeira viagem que seria a última do pai. 

Durante a caminhada ambos vão pensando, o filho no que ele sentia quando criança e seu pai estava sempre ausente, o  pai sobre a saudade que ele sentia. A mais bela cena que toca a alma é quando o filho carrega o pai nas costas para atravessar um rio. É o momento da inversão, onde o filho passa a carregar o pai e se torna homem, enquanto o pai percebe isto e ao mesmo tempo sua velhice. 

As paisagens são lindas. Filmado em Suining County e Dao County, no sudoeste e sul do Hunan e uma parte do filme se passa em uma aldeia do povo Dong, incluindo um festival à noite com uma dança lusheng. 

Além do pai e do filho segue junto o cão fiel da família, um pastor que conhece o caminho e participa da entrega avisando com seus latidos que o correio chegou, pegando no ar uma carta que voou com o vento, chamando com os latidos o rapaz que joga uma corda. 

Aos poucos o filho descobre que o trabalho não se limita a entregar cartas, mas há toda uma relação de afetos entre os aldeões e o carteiro. Ele questiona algumas coisas que o pai mantém e são tradicionais, como por exemplo, porque não pegar o ônibus nos trechos que não tem ninguém, por outro lado o pai também aprende com seu filho. 

Vale a pena assistir.





Jianqi Hou nasceu em 1958 em Pequi, República Popular da China 

3 comentários:

  1. Amo o novo cinema chinês, e esse filme,sem dúvida alguma, é um dos melhores que eu já assisti,dessa nova safra !Belíssimo,comovente,emocionante,HUMANO!

    ResponderExcluir
  2. A simplicidade é uma virtude. Caso desse belo filme que fala de sentimentos,encontros e reencontros. Emocionante. Recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Assisti acidentalmente a esta produção no Canal Arte. Confesso que o filme me prendeu e surpreendeu pelo enredo, pela paisagem e pela lição de vida. A fotografia é muito boa, a atuação dos atores perfeita e a direção nem se fala. A mensagem é de uma profundidade esplêndida e nos leva a pensar na paixão por uma profissão, independente do salário que se recebe, nestes caso, geralmente ínfimo. Torna-se mais uma missão do que um trabalho propriamente dito. A relação pai-filho só se solidifica quando o pai, então o carteiro prestes a se aposentar, ensina ao filho o ofício e todos os desafios a encarar através das montanhas com a missão de entregar as cartas aos aldeões. Um exemplo de grande magnitude no que diz respeito àquela máxima antiga que dizia: "de pai para filho desde..." e que infelizmente em outras culturas já se perdeu. Apenas na cultura oriental é que isto ainda tem seguimento. Vale a pena assistir e também se encantar com a paisagem e as lindas plantações de arroz.

    ResponderExcluir