quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FILME: ÁLBUM DE FAMÍLIA - 2013


Direção: John Wells - 2013 
Duração: 121 min
Título Original: August: Osage County 
Roteiro: Tracy Letts
País: Estados Unidos 

Adaptação da peça de teatro homônima de Tracy Letts 

Meryl Streep está brilhante no filme no papel de Violet, a mãe de três irmãs que se reencontram por ocasião do desaparecimento do pai delas que acaba sendo encontrado morto.



O filme é dramático, tem um excesso visível, mas por outro lado, o que ele nos mostra e desmistifica é o amor incondicional que supõe-se deva existir numa família, e que por ocasião de um funeral deveriam todos se apoiar mutuamente. Mas apesar do excesso, não foge ao que é a realidade da maior parte das famílias, apenas ocultado por baixo de um verniz, uma máscara, onde todos sorriem, se apoiam, mas assim que viram as costas é um mar de críticas, rancores, mágoas. No filme tudo isto vem a tona ali mesmo, um acusando o outro, um jogando para o outro a responsabilidade, um cobrando do outro e todos querendo ter a última palavra, ser o mais forte, ter o poder de mando.

Um casal, no qual cada um encontra uma fuga, ela nos remédios e ele no álcool e nos livros, seu prazer de viver. A história que se repete, a mãe de Violet irônica, mordaz, cruel, ela idem com as filhas e a família e a filha Barbara (Julia Roberts) que segue os passos.



Todos tem seus problemas, dores e dificuldades. Os segredos de família que sempre aparecem em algum momento. Mas nada disto é suficiente para explicar ou justificar o que se vê no filme, a destruição familiar, sua desagregação, onde todos tem dificuldades de estar em seu lugar, seja o de mãe ou pai, seja o de filha ou filha. Não é porque tenho uma mãe assim que vou destruir minha vida, posso ter os traumas, mas também posso olhar para eles de outra forma, e me parece que seja o que Barbara acaba descobrindo ao final do filme.

John Wells nasceu em 1956 em Alexandria, Virgínia, EUA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário