sábado, 11 de janeiro de 2014

LIVRO: A HISTÓRIA DO AMOR - NICOLE KRAUSS



Krauss, Nicole. Companhia das Letras, 2006
Tradução: Paulo Schiller
315 páginas

Este livro é narrado por diversas vozes em sua alteridade e em dois tempos diferentes, um na Polônia há sessenta anos atrás, e outro no mundo contemporâneo.
Um jovem judeu e polonês apaixonou-se por Alma na Polônia, aproxima-se a Segunda Guerra,  e Alma parte para os Estados Unidos. Ele fica,  prometendo ir encontrá-la assim que tivesse dinheiro suficiente, o que não irá acontecer pois ele terá que fugir dos nazistas, escondendo-se em florestas, passando por privações, medo, fome. Mas antes disto ele escreveu um livro, A História do Amor, que fala do seu amor por Alma, mas também da vida, e o entregará a um amigo que também partiu,  para que o guarde até se reencontrarem.
Sessenta anos depois Leo Gursky é quem inicia o livro. Ele vive nos Estados Unidos, tem um amigo que se chama Bruno. Vive pensando em sua morte próxima.
Alma Singer é uma adolescente que perdeu seu pai. Ela vive com o irmão Bird e sua mãe, uma tradutora. Descobre que seu nome é uma homenagem a uma personagem de um livro que seu pai comprou e deu para sua mãe: A História do amor, escrito por Litvinoff, que morava no Chile. Um homem solicita a sua mãe que traduza este livro para ele, e Alma na tentativa de fazer sua mãe feliz quer aproximá-lo dela, e para descobri-lo começa uma investigação detetivesca, que se reverte na busca de quem era a Alma do livro de quem ela tem o nome.

Gursky traz em si as marcas da Guerra, das perdas, da dor, ele é um solitário que sempre tenta ser visto, ou seja, ao ser notado ele sente que existe.  Litvinoff também sofreu com a guerra, mas encontra Rosa que lhe trará a alegria de viver. Charlote, a mãe de Alma tenta enfrentar o luto pelo seu marido de um jeito que ela consiga sobreviver.

No fundo o livro traz a tona a tragédia de uma guerra e no que ela pode provocar no destino de cada um, alterando tudo, separando, afastando, mudanças que não erram esperadas, e que não teriam ocorrido se não houvesse ocorrido a guerra. Mas será? O Tio Julian, irmão da mãe de Alma Singer, decidiu que estava diante de sua futura esposa quando a viu de leggins no zoológico, e se não fosse por estar vestida assim ele tem certeza de que não a teria notado.

A vida surpreende sempre devido as mudanças que são capazes de ocorrer na vida de todos, hoje é assim, amanhã não é mais, e não só pela morte de alguém como foi para Charlote, ou a guerra como foi para Leo e Alma, ou para Litvinoff, mas uma peça de vestuário pode definir um destino, ou um soldado da SS que procura judeus escondidos, mas que está desconfiando de sua mulher, e ao invés de revistar o local prefere desabafar com o colega, e com isto uma vida se salva, graças a uma mulher que nunca saberá disto.

O que pode manter uma certa memória nisto tudo? uma certa ligação, um elo, associações? Somente a palavra, mas não há palavras para tudo. Mas ainda assim, um livro, A história do amor, teve este papel entre os personagens deste livro, de servir de corda, que de uma forma ou outra manteve um certo elo, mas também criou outros novos, por que a vida se renova sempre. E um livro é sempre uma obra de criação, e os que sobreviveram à guerra, os que perdem seus entes queridos, os que estão começando sua vida, precisam ou recriar ou inventar sua vida, mesmo que seja apenas através do imaginário para que possa suportar a dor.

" Cem coisas podem mudar sua vida. E por alguns dias, entre a hora que recebi a carta e a hora em que fui encontrar quem a enviara, tudo foi possível."

Viver é perigoso! mas é também a melhor coisa que pode nos acontecer.


Nicole Krauss nasceu em 1974, em Nova Youk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário