domingo, 5 de janeiro de 2014

FILME: LE HÉRISSON - 2009 - O PORCO ESPINHO

Direção: Mona Achache - 2009 
Duração: 100 min 
Título Original: Le Hérisson 
País: França 

Como acabo de postar o livro que deu origem ao filme "A Elegância do Ouriço" de Muriel Barbery, aproveito para falar do filme que assisti recentemente.

O filme retrata duas mulheres em diferentes idades, mas que questionam o que é a vida e seus absurdos. Renée (Josiane Balasko) é uma zeladora de um prédio, extremamente séria, de poucas palavras, tratada por alguns dos moradores com a arrogância típica burguesa que se acredita superior e mais culta. O que eles não sabem é que Renée tem um segredo que somente seu gato Léon conhece. Atrás de uma porta que está sempre fechada se encontra sua verdadeira vida, uma biblioteca.

Paloma (Garance Le Guillermic) é uma menina de onze anos que se apercebe do absurdo da vida e resolve se suicidar no dia do seu aniversário se nada ocorrer que lhe mostre que vale a pena viver.

É do encontro destas duas que veremos de um lado Renée que se redescobre como mulher e Paloma que ainda se pergunta o que é ser uma mulher. A mãe da menina lhe dá pouca atenção, sua irmã se acha a melhor em tudo, o que deixa pouco espaço para a menina que não encontra um lugar. Entre as duas irá surgir o Sr. Ozu (Togo Igawa), um novo morador no prédio.




Como toda vez que se tenta colocar um livro extremamente rico em idéias e reflexões ,se torna difícil transpor isto para um filme.



É uma condensação, um resumo do livro, mas se perde muito da riqueza do livro em todos os seus detalhes, diálogos e reflexões. 
No que se refere ao contexto geral o filme o retrata bem, mas falta a riqueza da filosofia, e senti muita falta dos diários de Paloma, apesar da tentativa de expressá-los através das filmagens que ela faz.



Mona Achache nasceu em 1981 na França.

Trilha sonora de Gabriel Yared 

Um comentário:

  1. Boa noite, tudo bem? Como faço para assistir o filme ou baixar ele? Já procurei em vários lugares e não encontro. Desde já, agradeço pela atenção

    ResponderExcluir