domingo, 5 de janeiro de 2014

LIVRO: VASOS SAGRADOS - Mitos indígenas brasileiros e o encontro com o feminino - MARIA INEZ DO ESPÍRITO SANTO


ESPÍRITO SANTO, Maria Inez do. Rocco, 2010
240 páginas.

Encantei-me ao encontrar este livro em umas de minhas andanças pelas livrarias. Já conhecemos vários livros maravilhosos que nos falam dos Contos e lendas em relação ao feminino, sendo o mais conhecido o "Mulheres que correm com os lobos" de Clarissa Pinkola Estés, alias um excelente livro, mas este trabalha com os nossos mitos indígenas, valorizando o que temos de mais rico na nossa cultura e que normalmente ou não conhecemos ou esquecemos. 

Maria Inez trabalha com relatos de mitos indígenas e as histórias de suas pacientes enriquecendo seu imaginário, mas ao mesmo tempo encontrando nestes mitos uma possível resposta, uma possível alternativa, uma possível compreensão. A leitura dos mitos se relacionando com o momento atual de uma paciente abre caminhos. 

Após a leitura do livro me senti diferente, algo dentro de mim se iluminou, esclareceu, abriu uma porta. Maria Inez nos mostra como aplicar este conhecimento a questões terapêuticas, mas acima de tudo ao nosso dia a dia. 

Sempre acreditei na sabedoria dos contos, mitos e lendas. Eles existem para explicar, colocar ordem no caos e nos ensinar. Quando não estão manipulados para atender à moral ou ao patriarcalismo, são riquíssimos e nos trazem sabedoria para a vida. 

Recomendo. 

Maria Inez do Espírito Santo é educadora , psicanalista e terapeuta cultural, com formação em Pedagogia, Psicanálise, Psicologia e Culturas Brasileiras. Atualmente vive no Sítio Retiro, RJ, coordena grupos de leitura e reflexão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário