terça-feira, 14 de janeiro de 2014

LIVRO: UN PÈRE - puzzle - SIBYLLE LACAN


Lacan, Sibylle. Gallimard, 1994
106 páginas

Não encontrei o livro em português, acredito que não esteja traduzido. Trata-se de Sibylle, a  filha do psicanalista Jacques Lacan, de seu primeiro casamento com Malou Blondin, com quem ele teve mais dois filhos, a primogênita Caroline e Thibaut. Ela era a terceira e nasceu quase que ao mesmo tempo da filha mais conhecida, Judith Miller, com Sylvia Bataille.

Ela não fala do Lacan psicanalista, da figura pública, mas sim, trata-se do resgate de um pai, falar do pai, fazer surgir de sua memória tudo que a marcou, e justamente por isto o subtítulo de puzzle, o quebra-cabeças que vai se montando aos poucos com os fragmentos das lembranças. Trata-se de falar do amor a um pai, quase ausente, mas ainda assim seu pai.

Apesar da distância e da tristeza disto, ela não perde seu bom humor e mantem seu desejo pela vida. Ela que foi concebida em um encontro de seus pais quando já separados, diz que não nasceu do desejo, mas que é a filha do desespero. Quando nasceu ela diz que sua mãe não se ocupou dela, ela não me havia desejado e ela estava vivendo sua dor pessoal. Somente por ocasião do casamento de sua irmã Caroline é que Sibylle fica sabendo da existência de uma irmã Judith e deseja conhecê-la, mas irá se desiludir, pois se sentirá esmagada por ela em seu primeiro encontro, ela tão perfeita, tão amável e ela tão diferente disto. Nunca se deram bem. Sibylle irá fazer uma depressão.

Aos poucos ela vai relembrando dos bons momentos que teve com seu pai, nos conta cenas hilárias, mas também cenas muito tristes, do abandono que ela sentiu por parte de seu pai e de sua certeza de que ele preferia Judith, ela odiará seu pai por um bom tempo, mas onde o ódio se instala há amor.

Nos últimos dois anos antes da morte de seu pai ela já não terá contato com ele, e nem será comunicada de sua situação de saúde, sendo avisada somente quando ele já está à morte. Seu reencontro final com ele será em uma visita ao seu túmulo onde ela lhe dirá: Querido papai, eu te amo. Você é meu pai, você sabe.


Sibylle Lacan nasceu em 1940 e faleceu em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário