domingo, 5 de janeiro de 2014

LIVRO: MEMÓRIAS DE UMA MOÇA BEM COMPORTADA - SIMONE DE BEAUVOIR



BEAUVOIR, Simone. Círculo do livro 
Tradução: Sérgio Milliet
335 paginas 

Já li e reli este livro várias vezes, em idades diferentes e a cada vez ele me causa uma nova impressão. Quando eu era jovem ela foi meu modelo, um espelho, meu desejo de estudar Filosofia nasceu devido à ela. Hoje leio suas memórias como um painel da vida intelectual francesa, mas também da guerra, da vida parisiense, e acima de tudo, a vejo como uma mulher, não mais a intelectual. 

Este é o primeiro livro de suas memórias. Trata de sua infância e juventude burguesa em Paris, de todos seus dilemas, conflitos, de como foi se rebelando. Ela tinha uma irmã, mas sempre se sentiu privilegiada, e às vezes eu penso no que esta irmã deve ter sentido ou sofrido à sombra de Simone, apesar de sua passividade diante da irmã quando criança. Elas eram diferentes, e desde cedo Simone se sente diferente dos outros, apaixona-se pela leitura e isto lhe dá um pensamento diferenciado dos demais. Rebela-se contra a fé católica questionando-se e finalmente chegando a conclusão que não acredita em Deus. É um trecho bonito, onde ela se debate entre a crença e sua consciência. 

"Mas exercitava-me o dia inteiro a refletir, a compreender, a criticar, a interrogar-me; procurava a verdade com precisão: esse crepúsculo tornava-me inapta às conversações mundanas." 

Sua melhor amiga, Zaza, irá se distanciar dela justamente por causa da religião, irão tomar caminhos diferentes, mas um final triste aguarda sua amiga. E isto tocará profundamente Simone. 

Seu primeiro amor foi um primo, Jacques. Ele lhe passou muitas leituras que não conhecia, mas foi um amor que não deu certo, ao fim Jacques não era tão diferente de todos. 

Estas memórias irão até ela entrar para a Universidade para estudar Filosofia onde encontrará Sartre. 

"Sartre correspondia exatamente aos meus sonhos de quinze anos: era o duplo, em quem eu encontrava, elevadas ao extremo, todas as minhas manias. Com ele, poderia sempre tudo partilhar. Quando o deixei, no princípio de agosto, sabia que nunca mais sairia de minha vida."

E assim foi! 


Simone de Beauvoir nasceu em 1908 em Paris, França e faleceu em 1986 na mesma cidade. Foi uma filosofa existencialista, escritora e feminista. Uma mulher que lutou pelo direito de pensar e que não recuou diante das polêmicas que causaram a publicação de O Segundo Sexo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário