quarta-feira, 21 de maio de 2014

FILME: O FÍSICO - 2013


Direção: Philipp Stölzl - 2013
Duração: 150 min 
Título original: The Physician 
País: Alemanha 

Baseado no livro homônimo de Noah Gordon

O livro eu o li há muitos anos atrás e quando vi o filme não pude deixar de assistir.

Estamos no século XI e o filme relata a origem da Medicina. Rob Cole (Tom Payne) é ainda uma criança na Inglaterra quando sua mãe falece do mal da barriga. Ele ainda chama o barbeiro, mas o padre não permite nem que ele a examine e de qualquer forma ele não sabe como curar isto. Seus dois irmãos menores são entregues a uma família que como premiação levam as ferramentas que havia na casa. Rob fica só. Então ele vai atrás do barbeiro Bader (Stellan Skarsgard) que de início não o deseja com ele, mas acaba aceitando-o.



Rob irá aprender a extrair dentes e fazer remédios com ervas, mas isto não o satisfaz, ele quer a cura do mal da barriga. Então fica sabendo que no Oriente há um sábio que cura qualquer coisa, é Avicena, mas lá não aceitam cristãos. Ele se disfarçará de judeu com o nome Jesse e partirá para lá.

Atravessa o deserto com um caravana onde conhecerá uma mulher, Rebecca (Emma Rigby) por quem se apaixonará, mas ela está prometida em casamento. Após uma tempestade de areia ele pensa que ela morreu. Chega finalmente ao seu destino e será aceito como aluno pelo mestre Ibn Sina (Ben Kingsley) com quem aprenderá muito, mas não o suficiente. Ele compreende que precisa saber como é o corpo humano por dentro, mas isto é proibido pela religião. Acabará tendo a oportunidade com um morto que é zaratrustiano, e que não se importa com o corpo, pedindo que o deixe para ser comido pelas aves, mas terá que fazer isto sem que ninguém o saiba, porém será descoberto.



Acabará salvo pelo Xá que está com o mal da barriga, que na realidade é apendicite. Ele irá realizar a primeira cirurgia junto com seu mestre e um colega.

O filme além de retratar a história da medicina e o contexto histórico da época, também mostra o quanto a intolerância e os preconceitos religiosos podem ser danosos e criar guerras. Eles enfrentaram a peste negra e Rob desejava furar as pústulas negras, mas não podia fazer isto, até que finalmente pela observação ele percebe que a doença era transmitida pelas pulgas através dos ratos. Ele questiona a religião diante da proibição de avanços na ciência que resulta na morte de pessoas.

No final ele retornará à Londres e montará um hospital. Bardes fica sabendo e vai ao seu encontro.

Um filme interessante, que nos dá uma ideia de como se desenvolveu a medicina na idade média e no Oriente.

Philipp Stölzl nasceu em 1967 em Munique, Alemanha

Trilha sonora de Ingo Frenzel

Ingo Frenzel nasceu em 1996. É um compositor alemão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário