quinta-feira, 22 de maio de 2014

FILME: O NOSSO SEGREDO - 2013


Direção: Ralph Fiennes - 2013 
Duração: 111 min 
Título original: The invisible woman 
Roteiro: Abi Morgan
País: Reino Unido 

Baseado no livro de Calire Tomalin. 

Cineobiografia dos últimos anos de Charles Dickens. 


1883 - Charles Dickens (Ralph Fiennes)  encontra-se no auge de seu sucesso. Casado com Catherine Hogarth com quem teve dez filhos, ele conhece Ellen Ternan (Felicity Jones) a quem chamava por Nelly,  por quem se apaixona. Divorcia-se de sua esposa o que foi um ato corajoso numa Inglaterra vitoriana e cheia de convenções, mas nunca assumiu oficialmente seu caso com Ellen a quem mantinha e que o acompanhou até o fim de seus dias.



Num retorno da França sofre um acidente de trem. Como isto tornaria público sua situação com Ellen, ela diz para que ele vá ajudar com os feridos, o que ele fez com muito zelo e esforço, deixando-a aos cuidados de outras pessoas.

O filme retrata este período da vida do grande escritor, além do contexto social da época, a miséria de Londres, a vida das mulheres naquele tempo e o início de tentar romper com certas convenções sociais. Catherine, a esposa, não consegue acompanhar Dickens em seu sucesso, compromissos, e tinha dez filhos para criar. Ela se afasta deste convívio social. Nelly lutava junto com sua família para sobreviver como atrizes de teatro e tem o apoio de sua mãe (Kristin Scott Thomas) para se unir a Dickens nesta relação não oficial que foi o segredo dos dois.



Dickens faleceu em 1870. O filme dá prosseguimento à vida de Nelly que se casa e terá filhos, mas nunca esquecerá o escritor.

Anos depois Nelly ensaia os filhos para apresentar peças teatrais baseadas nos textos de Dickens, todos pensam que ela conheceu o grande escritor quando era criança. O peso deste segredo é difícil de ser carregado, ela anda, anda muito e rápido pela praia, como se pudesse aliviar este peso, até o dia que ela poderá compartilhar seu segredo com um grande admirador da obra de Dickens que não a julga, e isto lhe possibilita finalmente estar presente, assumir sua vida atual e manter o passado em seu lugar.

Segredos são fardos, enquanto ela o compartilhou com Dickens e sua família ela o suportou, mas depois foi difícil. Quando o compartilhou ele se tornou novamente um "nosso", tinha com quem falar.


CHARLES DICKENS nasceu em 1812 em Landport, Portsmouth e faleceu em 1870 em Gravesham, Inglaterra. Foi casado com Catherine Thompson Hogarth com quem teve dez filhos. Foi um dos maiores romancistas ingleses da era vitoriana. Entre seus livos os mais conhecidos são: Oliver Twist e David Copperfield e também Um conto de Natal.

Ralph Fiennes nasceu em 1962 em Ipswich, Reino Unido. É um ator, diretor e produtor de cinema.

Trilha sonora de IIan Eshkeri 

Nenhum comentário:

Postar um comentário