quinta-feira, 7 de agosto de 2014

FILME: VIVA A FRANÇA - 2013


Direção: Michaël Youn - 2013 
Duração: 94 min 
Título original: Vive la France 

Muzafar (Jose Garcia) e Feruz (Michaël Youn) são dois pastores de um pequeno país fictício chamado Taboulistão governado por um presidente que nunca conseguiu que seu país fosse conhecido e pior, seu prato principal, o tabule, teve a receita roubada pelos libaneses que ficaram com o mérito do prato. Seu filho então tem a brilhante ideia de explodir a Torre Eifel em Paris, pois assim todos ouviriam falar de seu país.

Entre os escolhidos para o treinamento estão Muzafar e Feruz e que acabam sendo os responsáveis pela missão. E lá vão os dois para a França com a recomendação que neste país não se bate em mulher.

Uma comédia que satiriza o terrorismo e faz uma critica ao regionalismo francês, onde cada região se considera como sendo dali mesmo, ignorando a França.

Logo na ida o avião é desviado de Paris e pousa na Córsega onde começa a aventura destes dois atrapalhados. Da Córsega irão para Marselha, onde lhe informam que ali não é a França, é Marselha. Conhecerão uma jornalista (Isabelle Funaro) que irá ajudá-los a chegar à Paris, passando por Toulouse e várias outras cidades e regiões da França, tudo em meio a muita confusão. A jornalista chama-se Marianne, justamente a mulher que simboliza a França e eles irão comemorar o 14 de Julho, o dia da tomada da Bastilha.

Inicialmente eles irão estranhar muitas coisas e passarão por situações que não os induz a achar a França um bom lugar, mas aos poucos serão seduzidos pela comida, pelo vinho, pelo amor e por Paris e descobrirão que viver ali é bem melhor do que o paraíso prometido por seu chefe.


Michaël Youn nasceu em 1973 em Susrenes , Hauts-de-Seine, França. 

Música Douce France de Charles Trenet - com paisagens da França

Nenhum comentário:

Postar um comentário