sábado, 2 de agosto de 2014

FILME: APENAS UMA CHANCE - 2013



Diretor: David Frankel - 2013
Duração: 103 min
Título original: One Chance 

Filme sobre a vida de Paul Potts o tenor que venceu o reality show  "Britain's Got Talent."

Devemos ou não ceder de um desejo? mesmo quando tudo parece indicar que não é para ser?. Neste filme o que vemos é alguém que apesar de tudo, de ser até certo ponto um azarado até sofrendo contingências a todo momento, tímido, que não tinha confiança em si mesmo, não acreditava, mas que apesar de tudo isto, ele persistiu e conseguiu seguir o seu desejo.

Paul Potts (James Corden) desde pequeno amava a ópera e sonhava em ser um tenor. Já quando fazia parte do coral da igreja ele se sobressaia com sua voz, mas justamente por isto sofria bullying de seus colegas, mas mesmo assim, ele persistia. Seu pai (Colm Meaney) odiava a ideia, mas sua mãe (Julie Walters) o apoiava.

Conhece uma jovem Julie-Ann (Alexandra Roach)  pela internet que quis conhecê-lo, ele não tinha coragem de marcar um encontro, mas seu chefe e melhor amigo faz isto por ele e então ele conhece uma jovem que irá se tornar sua esposa e grande incentivadora. Ganha um concurso e vai para Veneza estudar ópera, mas quando é sua grande chance diante de Pavarotti, que era seu ídolo, ele falha e ouve a sentença de que talvez ele nunca seja um cantor de ópera.

Ele volta para casa na Inglaterra e a partir deste momento sua vida irá sofrer vários revés inacreditáveis, a ponto de dizermos: é muito azar para uma pessoa só. Mas sua mulher está ali, firme, e sempre o apoiando. E finalmente ele irá participar de outro concurso onde será o grande vencedor, transformando-o em estrela da noite para o dia.

É um filme tragi-cômico, pois apesar de todas as dificuldades que Paul enfrentou há sempre uma dose de humor nele.

Paul está acima do peso, tem sua dentição da frente um pouco torta, sofreu bullying que lhe deixou uma marca no corpo e um trauma, tem que enfrentar seu pai que não concorda com seu sonho, sofre problemas de saúde, é atropelado, mas ele tem um grande amigo, tem sua mulher e sua mãe que nunca deixam de estar ao seu lado. O fato de ter sido reprovado por Pavorotti o marcou, e vemos o efeito de quando um ídolo, alguém que idealizamos demais nos dá um veredito ruim atuar em Paul, ele acredita que nunca será um tenor depois disto, mas sua esposa não acredita em todo este poder do tenor famoso.

Um outro ponto que chama a atenção, ele foi para uma escola famosa em Veneza, mas será através de um reality show que atingirá o sucesso. Muitas vezes por causa de um preconceito em relação a estes programas podemos deixar de atingir um desejo ou sonho, mas Paul não tem isto, ele tem medo de ser humilhado em frente ao público, e isto devido o que já havia passado em sua vida. Mas podemos ser humilhados por muitos o que não significa que devamos desistir, e por mais difícil que seja, como diz Julie: um passo atrás do outro.


David Frankel 

Paul Potts nasceu em 1970 em Kingswood, Reino Unido.

O vídeo da apresentação de Paul Potts no Reality show

Nenhum comentário:

Postar um comentário