Sant'Anna, Sérgio. Companhia das Letras, 2011
136 páginas
Este livro faz parte de uma coleção encomendada a vários escritores chamada "Amores Expressos" onde cada um foi para uma cidade e escreveu uma história sobre o amor.
Sant'Anna escreveu sobre Praga, e se utiliza inclusive deste projeto em seu livro uma vez que seu personagem Antônio Fernandes é um escritor que vai para Praga escrever sobre o amor fazendo parte de um projeto privado.
O livro divide-se em sete partes mas que formam uma sequência da permanência de Antônio em Praga e de suas vivências locais. Ele está interessado em arte, então visita uma exposição da pintura de Andy Warhol onde ouve a pianista Béatrice Kromnstadt, anda pela ponte Carlos com suas esculturas, assiste a peça teatral Aspects of Alice do Ta Fantastika Black Light Theatre - teatro de luzes e sombras, vê uma mulher com o corpo tatuado no corpo de Jana.
A arte, a música, luzes mexem com nossos sentidos e nos criam sensações de estranhamento, de prazer ou angústia. Antônio se expressa pelo seu desejo e a sexualidade aflora. Nos perguntamos até onde é real ou imaginário o que ele vive. Um livro que traz o inconsciente a tona em experiências estéticas e eróticas.
O desejo proibido que reaparece, mas em vivências, experiências sensoriais e oníricas.
Sérgio Sant'Anna nasceu em 1941 no Rio de Janeiro
Assista a entrevista do autor sobre o livro
Nenhum comentário:
Postar um comentário