quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FILME: SOB O SOL DA TOSCANA - 2003



Direção: Audrey Wells - 2003 
Duração: 112 min
Título original: Under the Tuscan Sun 


Baseado no livro homônimo de Frances Mayes 

Frances Mayes ( Diane Lane) é uma escritora que acaba de se divorciar após descobrir que seu marido tem outra e passa por toda a dor que isto provoca. Suas duas melhores amigas lhe dão de presente uma viagem para a Toscana que ambas iam fazer com um grupo gay porque uma delas, Patti (Sandra Oh) está grávida. 

Frances após relutar acaba aceitando e viaja. Ela acaba se encantando com a Toscana e num impulso compra uma casa antiga em Cortona na província de Arezzo, chamada de Bramasole. A casa está quase que abandonada e ela então resolve reformá-la. Mas continua triste apesar de viver num lugar onde as pessoas parecem preferir a alegria do que a tristeza,mesmo diante da dor. Seu sonho é ter uma família, ter para quem cozinhar. 

Aos poucos seus desejos se realizarão, não da forma como ela imaginava, mas ela volta a sorrir e no final encontrará sua joaninha, ou seja, um novo amor. 

As paisagens são muito bonitas e a casa é belíssima com seu jardim, pelo menos eu gosto muito. Só me pergunto se estes contos de fadas realmente acontecem, ou se acontecem somente para algumas pessoas. Uma coisa é certa, é justamente quando ela desiste de procurar um amor é que ele aparece. Mas a vida nem sempre é assim, pelo menos não para todos, mas ter a coragem de mudar de país, comprar uma casa num lugar onde não se conhece ninguém e não se fala a língua, talvez já seja o que faz a diferença para algumas pessoas que acabam tendo recomeços de vidas após uma dor forte tão bonitas assim. 

De qualquer maneira a vida de Frances é um exemplo de como viver, sem ficar remoendo as dores do passado e encontrando prazer em pequenas coisas como cozinhar, arrumar uma casa e decorá-la, cuidar de um jardim. 


Audrey Wells nasceu em 1960 em San Francisco, Califórnia, USA 

Frances Mayes e Diane Lane 

Bramasole 


Detalhes da casa que encantam