terça-feira, 29 de julho de 2014

LIVRO: HISTÓRIAS DE DIVÃ - GABRIEL ROLÓN



Rolón, Gabriel. Planeta do Brasil, 2008
260 páginas
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Título Original: Historias de Divan

São oito relatos de pacientes de Gabriel Rolón. O uso da palavra que permite a cura dentro de uma análise, as dores, sofrimentos, dúvidas, os conflitos. Quando alguém procura uma análise está em busca de ajuda para desvendar aquilo que só ele sabe, mas que não consegue acessar e para isto o analista está ali, na sua escuta flutuante ouvindo as associações livres, não "o que" diz o paciente, mas sim, "como diz".

Na infância nos ocorrem muitas coisas e algumas delas acabam se tornando traumáticas e são recalcadas por que não podemos admitir isto. A análise leva a simbolizar isto, a finalmente colocar em palavras o que está oculto e se manifestando em sintomas. Quando o sintoma causa dor, sofrimento, dificuldades na vida, as pessoas buscam ajuda, e é neste momento que ele entra pela porta do analista e se deita no divã, ou cara a cara, conforme o caso.

Neste livro há um relato que dói em todos nós, é o relato de Majo, e em como algumas vezes o psicanalista também deve enfrentar a dor, a dor da perda, da impossibilidade de fazer algo por mais que o deseje.

Não é um livro apenas para profissionais, pois todos que estão neste livro são seres humanos como qualquer um de nós, e o relato de Rolón é simples, verdadeiro, poético, como um romance, que é como tecemos nossa vida, um ficção, um romance.

É o segundo livro que leio de Rolón. E este foi transformado em uma minissérie que podemos encontrar no youtube.
Gabriel Rolón 

Nenhum comentário:

Postar um comentário