quarta-feira, 2 de julho de 2014

FILME: JULIA - 1977


Direção: Fred Zinnemann - 1977 
Duração: 117 min

Baseado no relato autobiográfico Peentimento de Lilian Hellman que se baseou na vida de Muriel Gardiner, uma militante do antifascismo e dos direitos da mulher, especialista em crianças criminosas, que foi analisada por  Ruth Mack-Brunswick e se tornou também uma psicanalista para criar uma suposta amiga que se chama Julia.

Julia (Vanessa Redgrave) e Lilian Hellman (Jane Fonda) eram amigas de infância. Julia era de uma família muito rica, mas era pouco amada. Vai estudar medicina em Viena. Lilian se torna uma escritora e vive com o escritor e intelectual Dashiell Hammett (Jason Robards).

Julia irá militar contra o fascismo e acabará sendo violentamente agredida perdendo uma perna. Ficarão anos sem se ver, mas quando Lilian vai à Moscou sua amiga lhe pede um enorme favor, transportar dinheiro que será usado contra o nazismo.

O filme é a história de duas mulheres diferentes, mas que permaneceram amigas até a morte. Durante o filme Lilian irá se recordar de momentos passados juntas na infância, de seus medos, inseguranças ao lado de Julia que era determinada, corajosa. Aos poucos Lilian irá enfrentando estes medos, mas sempre permanecerá por baixo aqueles sinais originários, como numa tela de pintura onde com o passar do tempo surgem por baixo da tinta que se apaga os traços que não foram seguidos pelo pintor, mas que assim mesmo, ficaram ali.

Meryl Streep faz o papel de Anne Marie.

Fred Zinnemann nasceu em 1907 em Rzeszów, Polônia e faleceu em 1997 em Londres, Inglaterra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário