domingo, 27 de julho de 2014

FILME: JULIE & JULIA - 2009


Direção: Nora Ephron - 2009 
Duração: 123 min


Baseado no livro Julie & Julia de Julie Powetl e no livro Minha vida na França de Julia Child com Alex Prud'homme. 

Baseado em fatos reais

Julia Child (Meryl Streep)  foi morar na França em 1949 com seu marido Paul (Stanley Tucci), um diplomata. Ela não sabia bem como preencher seu tempo e então resolveu se matricular na famosa escola Cordon Bleu da culinária francesa. Para isto teve que enfrentar o preconceito sobre mulheres ali, e principalmente uma americana, que segundo a dona da escola não tinha nenhum jeito para cozinha. Mas Julia conseguiu. Sua vida então passou a ser dedicada à cozinha e escreveu um livro em inglês para as americanas saberem cozinhar como na França.

Julie Powetl (Amy Adams) é uma jovem nova-iorquina que acaba de se mudar para cima de uma pizzaria e que trabalha num local de atendimento para reclamações, suporte emocional para problemas, e informações, um trabalho que não a satisfaz. Pensa então no que poderia fazer para tornar sua vida mais plena e seguindo a ideia de seu marido para fazer um blog opta por cozinhar e se propõe a dentro de um ano cozinhar 534 receitas do livro de Child.

O filme entrelaça a vida das duas em tempos com diferença de 50 anos.

Inicialmente achei Meryl Streep um tanto forçada, com seus olhares e poses, mas o fato é que Julia Child era uma mulher de 1,90 e tinha um jeito de falar como se estivesse dublando um personagem, o que aparece no filme quando Julie assiste os programas de Julie. Então percebi que Meryl conseguiu incorporar seu personagem.

Duas vidas distantes, duas mulheres casadas com bons maridos, mas ambas sem saber o que fazer de sua vida. A cozinha surge para preencher este espaço e dar um sentido, além do prazer que isto proporciona. A persistência e os desafios que ambas enfrentaram, cada uma a seu tempo, mostra que vale a pena insistir em seu desejo e num sonho. De qualquer maneira, como diria o marido de Julie, todos irão sobreviver caso não desse certo, mas o melhor de tudo foi que deu certo.


Assista a Julia Child apresentando na TV:




JULIA CHILD 

JULIE POWETL 

Nora Ephron nasceu em 1941 em New York,EUA e faleceu em 2012 na mesma cidade.