sábado, 26 de julho de 2014

FILME: BLUE JASMINE - 2013


Direção: Woody Allen - 2013 
Duração: 98 min 

Jasmine (Cate Blanchett) era casada com um milionário, Hal (Alec Baldwin) e vivia num mundo cor de rosa, tinha tudo que queria, era mimada pelo marido, nunca olhava para o que não queria ver como as escapadas do marido com outras mulheres ou os negócios dele, assinando papéis sem nunca se preocupar com nada, até o dia que Hal se apaixona por outra mulher e quer se separar dela. Seu mundo cai, e na incapacidade de enfrentar a realidade e sair de seu mundo imaginário onde tudo é perfeito, ela tem uma crise de raiva e liga para o FBI e entrega o marido que é preso e se suicida na prisão. O Estado lhe toma todos seus bens e dinheiro. Sem nada, ela procura sua irmã Ginger (Sally Hawkins) que é seu oposto, é funcionária de um supermercado, tem dois filhos e leva uma vida simples ao lado de seu novo namorado com quem pretende morar junto.

Jasmine acha tudo deplorável, acha que a irmã é um fracassada, que nunca procurou um homem decente e que tivesse sucesso, critica seu namorado, criticava seu ex-marido. Ela sempre fala sozinha, no avião indo para São Francisco onde mora Ginger, na rua, não se dirige a ninguém, não há outro. Mas parece que algo se modifica e ela tenta mudar sua vida, acaba aceitando trabalhar como recepcionista de um dentista, faz um curso de informática e quer ser uma design de interiores, mas para isto precisa fazer o curso online. Apesar de que novamente ela desejava voltar ao seu mundo anterior, não conseguindo se separar dele.

Até o momento em que conhece Dwight (Peter Sarsgaard) numa festa. Ele é um diplomata e que está viúvo, ele acaba de comprar uma casa e a convida para decorá-la. Os dois começam uma relação, mas Jasmine mente, diz que ficou viúva de um médico, que não tem filhos, esquecendo do enteado, e já se diz formada em decoração. Ele a pede em casamento o que ela aceita. Nesta mesma festa Ginger também conhece um homem e influenciada pelas opiniões da irmã ela acaba se envolvendo com ele, e deixa o namorado, até descobrir que ele é casado.

Dwight leva Jasmine para escolher o anel de noivado e neste dia encontram na rua o ex-marido de Ginger, que magoado e ressentido com o Hal que o fez perder o único dinheiro que teve na vida acaba falando de tudo isto na frente de Dwight que desiste de se casar pois perde a confiança nela. Ginger por seu lado percebe que prefere sua realidade, seu mundo, aquele onde é possível para ela viver e volta com seu namorado. Jasmine não consegue enfrentar a vida, crescer, e aceitar a realidade, e sozinha volta a andar pela rua e falar para ninguém.

Jasmine negava sua realidade, mesmo a de rica, onde não via as traições do marido, as armações e a desonestidade dele, se esconde atrás de ações humanitárias, de ajuda aos pobres, mas no momento em que perde o marido que representa esta proteção ela se vinga dele, de tirá-la da alienação e jogá-la na vida, entregando-o ao FBI. Por um momento parece que vai conseguir construir uma vida para si mesma, mas logo cai na mesma situação com outro homem, mas acaba perdendo este também. Ela não consegue aceitar que não é mais rica, que não está protegida pelo dinheiro e pela posição social. Vive num mundo irreal, onde pensa que estaria protegida e não consegue se confrontar a si mesma, ela prefere então outra alienação, indo para a insanidade.

Woody Allen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário