terça-feira, 22 de julho de 2014

FILME: A MELHOR OFERTA - 2013


Direção: Giuseppe Tornatore - 2013
Duração: 125 min
Título Original: La Migliore Offerta

Virgil Oldman (Geoffrey Rush) é um bem sucedido leiloeiro de obras de arte e antiguidades. É um homem só, com manias como usar luvas para não se contaminar, tem um armário repleto de luvas, e as usa inclusive para comer, ele não toca em nada nem em ninguém. Vive alheio aos outros, sem amigos, sem convívio social. Sai para jantar só, e no dia do seu aniversário o restaurante de onde é um cliente fiel lhe ofertam uma torta com uma vela acesa que Virgil fica olhando queimar, até explicar ao garçom que é supersticioso, e que seu aniversário é só no dia seguinte e ainda são 22:35hs. Ele se levanta e vai embora.

Sua grande paixão são as obras de arte, pinturas e as antiguidades, mas principalmente ele coleciona quadros de mulheres que ele guarda num cofre atrás do armário de luvas. Ele tem um colega, Billy, um pintor frustrado, que nunca foi reconhecido por Virgil que o ajuda na compra destas obras nos leilões que ele dirige.

Um dia ele é contatado por uma jovem órfã, Claire Ibetson (Sylvia Koeks)  que vive num velho casarão repleto de obras de arte e que deseja que ele seja o leiloeiro. A relação inicial é difícil, ele finge que é o assistente, mas acaba indo e fica intrigado porque a jovem que liga nunca aparece até que descobre que ela sofre de agorafobia. Ele será sensibilizado por isto, e tentará se aproximar dela.

Ir adiante tiraria o prazer de quem vai assistir ao filme e de seu desfecho que irá surpreender, mas o filme nos mostra o quanto pode ser cruel a solidão humana. Virgil sempre teve medo das mulheres, não sabia como se relacionar com elas, e ao mesmo tempo desconfiava de todos que se aproximavam dele. Claire irá mudar isto, mas a mesma sensibilidade e conhecimento que ele tem para ver se uma obra de arte é verdadeira ou não, será que ele terá com os sentimentos e com as pessoas?

A identificação entre eles, Virgil um solitário obsessivo, Claire sofre de agorafobia, ambos vivem sós e como que isolados do mundo e dos outros. Ele se dedica a colecionar quadros de mulheres que ficam num cofre onde somente ele pode admirá-las, ela uma escritora que usa um pseudônimo , tudo isto leva a uma transferência e projeção que cria representações e ilusões também. Quando a paixão se instala vem a idealização e a cegueira, pequenos detalhes passam desapercebidos, e somente depois serão notados.

Giuseppe Tornatore nasceu em 1956 em Bagheria, Itália. 


Trilha Sonora de Ennio Morricone 

Ennio Morricone nasceu em 1928 em Roma, Itália. É um compositor, arranjador e maestro

Nenhum comentário:

Postar um comentário