segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

FILME: CHÁ COM MUSSOLINI - 1999



Direção: Franco Zeffirelli - 1999
Duração:117 min
Título Original: Tea with Mussolini
País de Origem: Itália - Reino Unido

Florença, ali vivem algumas senhoras britânicas - Mary (Joan Plowright), Arrabella (Judi Dench) e Hester (Maggie Smith) conhecidas como escorpiões. Além delas há também duas americanas, Georgie,uma arqueologista (Lily Tomlin) e Elsa (Cher) mulher rica que se dedica a colecionar arte. 

Luca é um garoto que nasceu de uma relação fora do casamento de seu pai. Sua mãe morreu e o pai o colocou num orfanato. Mary é sua secretária e fica indignada com a falta de carinho e amor por parte do pai e as agressões histéricas de sua mulher para com a criança. Luca foge do orfanato e Mary o encontra, é quando toma a decisão de ficar com ele. Ele será em seguida enviado para a Áustria para estudar. O tempo passa e estamos a beira da Segunda Guerra Mundial. 

Hester viúva de um diplomata mantém toda sua arrogância e pompa, vive criticando a todos e devido o fato de haver tomado chá com Mussolini se acha plenamente segura na Itália, o que irá descobrir não ser verdade. A Inglaterra é inimiga do eixo, e portanto logo elas serão todas presas. É quando Luca retorna, já um jovem e entra para a resistência. Todas irão depender de suas ações para atravessarem este difícil período. 

Este filme é semi autobiográfico, pois Zeffirelli é filho ilegítimo de um comerciante de tecidos e de uma costureira. Após a morte de sua mãe quando ele tinha 06 anos foi criado por um grupo de atrizes inglesas conhecidas como "os escorpiões". 

Franco Zeffirelli nasceu em 1923 em Florença, Itália